Somos uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover bem-estar mental por meio do letramento socioemocional e advocacy, com foco especial em mulheres, jovens e pessoas LGBTQIAPN+, além de colaborar para redução do estigma em saúde mental.
Nossas frentes de atuação
Letramento Socioemocional
Atividades vivenciais que ensinam a reconhecer, compreender e gerenciar as emoções, impulsionando o autoconhecimento e o cuidado com a saúde mental – e criando um ambiente seguro de troca e valorização do indivíduo e suas potências plurais. Além disso, levar informação sobre os transtornos da mente e favorecer mudanças de paradigmas sociais.
Advocacy
Ações que visam informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental, incentivando mudanças de comportamento que contribuam para o bem-estar mental dos indivíduos e a diminuição do estigma. Além de fomentar atividades em rede, para unir forças a outros atores estratégicos, visando melhorias de políticas públicas e transformação sistêmica.
Acreditamos que somente pela colaboração em rede alcançaremos transformações sociais sistêmicas!
O Bem do Estar também faz parte de redes parceiras e é um dos fundadores do Vertentes - Ecossistema de Saúde Mental, que se dedica ao advocacy da saúde mental como um direito humano fundamental.
Metodologia do Bem do Estar
Baseada nas técnicas da Psicologia Positiva e Cognitiva Comportamental e, também, na Comunicação Não Violenta (CNV), a METODOLOGIA DO BEM DO ESTAR estimula o pensamento multidisciplinar, unindo diversas linguagens artísticas, práticas de escuta ativa e atenção plena.
As atividades promovem uma vivência imersiva de autoconhecimento, proporcionando a ampliação do conhecimento do sujeito relacionado A SI, AO OUTRO E AO MUNDO, além de ressignificar cotidianos, rotinas e relações.
A experiência dialoga entre o fazer artístico e a quebra de tabus sobre a promoção da saúde da mente e autocuidado.
Fortalecimento do Território
As atividades são realizadas no território dos participantes, visando estabelecer uma ligação direta com a comunidade, para promover um senso de pertencimento e identidade cultural, o que torna o aprendizado mais relevante e aplicável.
Manter-se no território dos participantes fortalece os laços sociais e valoriza os recursos locais, contribuindo para o desenvolvimento integral das pessoas e das comunidades.
Ao longo dos primeiros anos, o Instituto Bem do Estar alcançou conquistas significativas
+ de 8.000 pessoas
BENEFICIADAS DIRETAMENTE COM LETRAMENTO SOCIOEMOCIONAL
+ de 1 MILHÃO
PESSOAS IMPACTADAS INDIRETAMENTE
+ de 60 ações vivenciais
DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR MENTAL
Nosso time, nossa história
Unidas pela vontade de falar mais, ouvir mais, até que a saúde da mente virasse parte do dia a dia das pessoas, Isabel Marçal – que enfrentou duas depressões – e Milena Fanucchi, que convive diariamente com a ansiedade, tinham uma busca em comum: o bem-estar mental.