Estar na Pele da Joice: Página 08

A reforma


No sentido conotativo, a palavra reforma significa ato ou efeito de reformar, mudar para melhor ou até renovação.  Em setembro de 2021, durante o meu afastamento em função da Síndrome de Burnout, eu decidi mudar o meu quarto, fazer uma reforma. 

Vale ressaltar que o meu quarto foi herdado. A decoração, a cama, o guarda roupa e tudo o que nele habitava foi escolhido pela minha irmã - que acabou se casando e mudou de casa. O máximo que fiz, durante a pandemia, foi comprar uma mesa para trabalhar. 

Lembro de comentar na terapia: “vou pintar o meu quarto e trocar alguns móveis”, e da terapeuta dizer: “é a primeira vez que escutei você dizendo que vai fazer algo por você e para você”. Aquilo me deixou pensativa, mas continuei com o meu planejamento de mudança.

Pintei a parede de azul, a tinta trilha de pedra da Coral, coloquei aquele piso meio adesivado, comprei um guarda roupa menor, troquei a cama de lugar e pendurei uma prateleira para colocar minhas canecas. Tudo isso levou mais ou menos duas semanas.

Durante esse período, pela primeira vez na vida, eu consegui montar um móvel. Meu pai me ensinou e eu decidi colocar em prática. Ok que eu cometi uma série de erros, mas é assim que a gente aprende. 

A Andrea, psicóloga, estava certa. Eu realmente estava fazendo algo por mim. Quando a reforma chegou ao final, a sensação era de que eu tinha um espaço. O meu espaço. 

Aqui entre nós, tudo isso foi muito simbólico. Aquela reforma também estava acontecendo dentro de mim. Eu também estava trocando tudo de lugar e ressignificando as minhas lacunas. Eu estava começando a me escutar e escutar o meu corpo.

Apesar de toda bagunça que uma reforma resulta, eu gosto das histórias que uma obra pode gerar. Dos imprevistos que nos fazem lembrar que não controlamos tudo, da expectativa de como será o resultado final, dos momentos em que precisamos nos unir para movimentar um objeto pesado, das vezes que paramos para um café e das conversas que nos levam quase que para uma outra dimensão. 

Vai ver que é por isso que, hoje, o meu quarto é um dos meus lugares favoritos. 

Cuide-se.


***

Joice 

Tia da Duda e da Ana, comunicóloga, relações públicas por formação, ama fotografar pessoas e plantas, escreve para se encontrar e é uma mulher em busca de sanidade há muitos anos. Acredita no poder das pequenas e boas ações e que o amor é a chave para um mundo melhor.  

Anterior
Anterior

A saúde da mente é uma questão coletiva e não apenas individual: o papel das empresas

Próximo
Próximo

Seja curioso