Ser Mulher

Pesquisa em parceria com a Noz Inteligência | EDIÇÕES 2021 e 2022

 

Precisamos falar mais, refletir e transformar o cenário da saúde da mente das mulheres.

Pensando nisso, nasce a campanha Ser Mulher, no mês de março, para abrir espaços de conversa e reflexão sobre a mulher e as questões que envolvem a saúde da mente dela. Tão importante quanto falar sobre o assunto, é preciso saber como está a saúde da mente das brasileiras.

CONFIRA AS PESQUISAS ABAIXO

Ser Mulher Cis: a mente e os ciclos femininos

EDIÇÃO 2022

Esse projeto tem a determinação de apresentar a visão de mulheres cis acerca de seus ciclos naturais. Ainda que passar por esses ciclos seja um acontecimento para quase todas as mulheres cis, a riqueza do estudo está na singularidade delas. A tônica principal da análise está no relacionar o impacto do ciclo menstrual à saúde mental feminina, sobretudo, compreender quais as transformações no corpo e no humor vivenciados em cada período do ciclo. Por último, mas não menos importante, o objetivo da pesquisa é fazer circular o conhecimento produzido e provocar reflexões para leitoras e leitores.

Para estudo sobre os ciclos femininos e produção deste material foram realizados:

  • mapeamento e análises de pesquisas e informações públicas sobre temas relacionados;

  • entrevistas com profissionais da saúde da mulher;

  • entrevistas em profundidade com mulheres cis; e

  • coleta de depoimentos de mulheres cis sobre seus ciclos de vida.

Os resultados são apresentados nesse e-book em um tom intimista, com relatos e artigos que buscam retratar a particularidade dos ciclos de cada mulher cis.

a pesquisa mostra que 43% das mulheres entrevistadas disseram que a relação com seus ciclos menstruais é negativa.
— capítulo “Mudanças no corpo e no humor”

Ser Mulher - a saúde da mente delas

EDIÇÃO 2021

Tão importante quanto falar sobre o assunto, é preciso saber como está a saúde da mente das brasileiras. Por isso, em parceria com a NOZ Pesquisa e Inteligência, conduzimos uma pesquisa, visando gerar dados que deem suporte para uma reflexão qualificada, além de impulsionar o debate, a escuta ativa e a troca de experiências. 

A pesquisa possui o intuito de entender melhor o cenário da saúde da mente das mulheres que vivem no Brasil, seus anseios e dificuldades, além de proporcionar à participante a oportunidade de olhar para os próprios sentimentos e sensações. Realizada em março de 2021, a pesquisa quantitativa online foi composta por questionário, semiestruturado, com questões de autopreenchimento voluntário e contou com a participação de 809 mulheres, de todas as faixas etárias e regiões do país

Como previsto pelo cenário da saúde da mente da mulher, antes e durante a pandemia, os sentimentos como “excessivamente preocupada”, “ansiosa” e “excessivamente cansada” aumentaram assustadoramente.

81% afirmaram que já passaram por crise de ansiedade, porém, quase metade não procurou ajuda.

Idealização e coordenação

Agradecemos aos associados, parceiros e voluntários que apoiaram na mobilização de participantes, fazendo com que a amostra obtivesse uma maior abrangência.  

Idealização e Coordenação Geral | Instituto Bem do Estar

ISABEL MARÇAL - Coordenação e Relacionamento [edições 21 e 22]

CAMILA KNEIP - Coordenação [edição 22]

MILENA FANUCCHI - Comunicação e Design [edições 21 e 22]

Coordenação da Pesquisa | NOZ Inteligência

JULIANA VANIN - Coordenação [edições 21 e 22]

LAURA BING - Pesquisadora [edição 22]

JAQUELINE LIZI - Pesquisadora [edição 22]

Especialista convidada

SILVANA GUERREIRO, empreendedora social da Educadora Menstrual [edição 22]

Coordenação de Comunicação

BETÂNIA LINS, da Frida Luna [edições 21 e 22]

Parceiros

 

Este estudo integra um grande projeto do Instituto Bem do Estar, Sociedade de Vidro – um olhar contínuo sobre a sociedade brasileira e as fragilidades emocionais. O projeto contém estudos para que o máximo de dados sejam levantados e compilados de forma consistente e precisa, além de iniciativas de reflexão e conscientização.