Estar na Escuta - escuta empática no parque
Segundo a Psicanálise, a fala pode levar à cura emocional. No método da cura pelo poder da fala acontece a catarse, onde o indivíduo fala e acessa suas emoções, podendo melhorar seus sintomas. Assim, ele passa a ressignificar e ter uma nova compreensão desta memória.
A escuta empática visa apoiar a outra pessoa a perceber seus sentimentos e compreender suas necessidades. É estar com a outra pessoa onde ela está, acompanhando na experiência que ela está tendo naquele momento, sem misturar com a nossa própria experiência.
A ação
Estar na Escuta visa criar um momento de sensibilização individual para a importância de pensar e agir em prol da saúde da mente. A ação, alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, acontece em 9 de outubro, das 8h30 às 13h00, no Parque Buenos Aires, que fica na Avenida Angélica, 1.500.
Na prática, um grupo de voluntários – psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e especialistas em Comunicação Não Violenta (CNV) – ficará à disposição de pessoas que queiram ser ouvidas em um espaço seguro, acolhedor e sem julgamento. À frente do profissional voluntário, uma cadeira estará livre para a escuta.
(((D.E.S.A.C.E.L.E.R.A.N.D.O))) ao vivo
Embora seja óbvio que os sentimentos possam influenciar o movimento, não é tão óbvio que o movimento também possa impactar os sentimentos. Estudos* recentes mostram que a conexão entre seu cérebro e seu corpo é uma “via de mão dupla” e isso significa que o movimento também pode mudar seu cérebro.
O (((D.E.S.A.C.E.L.E.R.AN.D.O))) une duas práticas comprovadamente benéficas a nossa saúde integral: a atividade física e a meditação guiada. Este ALONGAMENTO GUIADO, que acontece toda segunda-feira ao vivo no Instagram do Bem do Estar com a Pôla Neves, vai ganhar sua primeira versão presencial.
Ao longo da ação “Estar na Escuta”, sessões de alongamento guiado irão acontecer, mediadas por Pôla Neves, associada e colunista do Bem do Estar.
Estar na Escuta
Dia: 9 de outubro (Domingo)das 8h30 às 13h00
Local: Parque Buenos Aires, que fica na Avenida Angélica, 1.500.
Mais informações: contato@bemdoestar.org
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins betania.lins@gmail.com
Celular: (11) 9 7338-3879
Apoio: Prefeitura da Cidade de São Paulo e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
*Fonte: Harvard Health Publishing da Harvard Medical School
Nosso desejo sexual pode variar ao longo da vida e isso não é um problema. Dependendo da nossa rotina, da nossa saúde física e mental, da nossa idade, da nossa sensação de bem-estar, dentre outros fatores, podemos estar com maior ou menor libido, sem necessariamente ter algo de errado. Mas quando essas alterações se tornam persistentes e prejudicam a vida da pessoa, algo deve ser feito para reequilíbrio do organismo.