Gratidão é uma escolha

Quem manifesta a gratidão e a alegria encontra a felicidade imediatamente, por Masaharu Taniguchi – Japão, 1893-1985; fundador da Seicho-no-ie.

Para este Mestre, agradecer a todas as coisas no Universo é norma fundamental para o bem viver.

Tudo que se manifesta, seja de forma material, animada, inanimada, absolutamente tudo, é a gratidão que proporciona o movimento de reconciliação.

Talvez esteja pensando, como ser grata aos problemas? A toda dor que possa sentir, e as dificuldades que assolam a sua mente? Mas, acredite, que quando você for capaz de se divertir com os seus problemas, trazendo leveza aos desafios que a vida te apresenta, encontrar boas soluções, usar sua criatividade para ver o que ainda não enxerga, será divertido e mais leve passar por isto!

O crescimento é um passo na conquista de algo que vencemos.

Como sentir-se capaz de realizar algo, sem vivenciar a experiência?

Na zona de conforto, é platô, lugar de respirar e descansar.

A vida se da nos picos e vales, tal qual a batida do coração, um sobe e desce continuo, de emoções que preenchem a nossa essência, saber disto é importante, mas sentir como uma verdade, é conseguir a leveza necessária para transpor a dificuldade do agora.

Continue a caminhar, não há pressa, nem tampouco morosidade, a vida flui num ritmo, numa cadencia que envolve a todos, faça o seu caminho com leveza, você pode fazer esta escolha.
— .

Pexels/ Max Garaev

A gratidão é uma força de caráter da virtude transcendência, que gera uma sensação de agradecimento e alegria em resposta ao recebimento de um presente, algo inesperado, ou ação bem intencionada de uma pessoa conosco. Existe um reconhecimento, uma apreciação e identificação de seu valor, que se manifesta inclusive fisicamente, na sensação prazerosa de bem estar.

A pessoa grata foca na conquista, aprendizado ou conhecimento que aquele gesto gratuito possibilitou, tem clareza que não existia nenhuma obrigatoriedade, quem fez, fez de bom grado, num ato de generosidade e acolher este feito, no sentimento de gratidão, é impulsionar a prosperidade e abundância na vida.

Quem olha com gratidão para o que tem na vida, sempre terá mais!

Se você olha para o que não tem na vida, você nunca terá o suficiente, será o eterno ser da falta.

Tal contexto é aplicado aos que reclamam e se queixam de praticamente tudo, nada é suficiente, nada é bom, tudo é difícil, ninguém serve, a vida é horrível.

É uma escolha, olhar para a vida com ingratidão, como se a própria vida devesse algo a esta pessoa, que vive a lamuriar e a se comparar em sua má sorte.

Aqui compartilho um olhar da Familienstellen de Bert Hellinger: Honrar e agradecer aos pais pela vida que se manifesta, em sua totalidade, ao nascermos recebemos tudo, a vida em si mesma e cabe a cada um nós, fazer algo de bom com a vida que nos foi concedida.

Gratidão na transcendência absoluta.

A vida! O maior bem de todos nós. Qualquer problema, ou desafio, se torna pequeno diante da magnitude que é a vida em si mesma, na sua totalidade.

Ser grata todos os dias pela vida que vibra em mim, é agradecer aos meus pais, por me cocriarem e me trazerem a este mundo, assim como sou grata aos meus ancestrais, por tudo que viveram e conseguiram ter êxito, porque a vida segue adiante através de mim, e aos meus descendentes, nada foi em vão.

Eu me alegro em chegar até aqui, sou grata a tudo que vivi e me possibilitou a ser quem sou, esta pessoa em desenvolvimento continuo descobrindo a cada dia um pouco mais sobre mim, e despertando a minha consciência para a grandiosidade do mundo.

Gratidão a tudo, desde o ar que respiro, as células que se movimentam sem minha consciência dentro de mim, me mantendo viva, as pessoas que se conectam comigo a cada dia, o impulso da vida que se manifesta e me conduz ao novo, a tudo que ainda não conheço e nem acessei, mas é existente, e me toma, me preenche e me expande na unicidade que sou imersa na interconexão de que todos somos um, na imensa teia da vida.
— .

A gratidão possibilita maior vitalidade, um sono reparador e a recuperação de doenças de forma mais rápida, um antidoto ao estresse, e alguns transtornos que assolam a humanidade.

Te convido a pensar quando e a quem você se sente grato? Como você recebe uma atitude de gratidão? Como se sente quando faz algo em beneficio de outra pessoa e esta não demonstra nenhum tipo de gratidão? Como o sentimento de gratidão afeta a sua vida? O que faz você sentir-se grato a outra pessoa? Como você se sente quando é grato a uma pessoa e ela não quer receber seu ato de gratidão?

Neste momento existe alguma pessoa que vem a sua mente e que você reconhece e deseja expressar sua gratidão? O que te impede de manifestar? É possível enviar uma mensagem ou realizar uma ligação e verbalizar o seu sentimento de gratidão a esta pessoa?

Desejo que ao adormecer, hoje você reserve um tempo para agradecer suas conquistas diárias, a superação de obstáculos, a proteção das pessoas que ama, as pessoas que te ajudaram de alguma maneira, e agradeça também por tudo aquilo que não lhe aconteceu (doenças, dores, acidentes, perdas, decepções), e sinta profundamente a alegria em agradecer por mais este dia de vida!

***

Crystiane Faria Feijes

Uma profissional que olha para a mente humana: consciente e inconsciente, as relações intra e interpessoais, a família, a estrutura da formação da psique (traumas, sintomas, dores e doenças), as forças de caráter, saúde mental, sonhos, sucesso, sentido da vida, são assuntos recorrentes nestes 10 anos de atendimentos psicanalítico e sistêmico. E quanto mais ela se coloco a serviço deste algo maior, que envolve a todos nós, mais observa o universo brilhante, e ainda inexplorável que somos.

Crystiane Faria Feijes

Eu sou uma ajudante de pessoas, à serviço da Humanidade, e me coloco a servir a mais de dez anos, com as expertises de Psicanalista, Palestrante, Facilitadora em Constelação Familiar (Hellinger), Especialista em Psicologia Positiva, Mentora, Master Coach Trainer (IBC), Treinadora em Desenvolvimento Humano, Hipnoterapeuta Clínica e Ericksoniana, Master Practitioner em PNL Integrativa Aplicada, Relações Públicas (Metodista) e Escritora. Idealizadora e fundadora do IOSI (Instituto Origem do Ser Integrado).

Graduanda em Psicologia, sou engajada no estudo contínuo da psique, do comportamento e das relações humanas, observáveis em sua singularidade e complexidade, nestes anos de setting psicanalítico. Assuntos relacionados ao autoconhecimento, saúde integrativa (biopsicossocial espiritual), bem-estar, felicidade, empoderamento dos recursos e habilidades e sistema familiar, são enfoques da minha dedicação profissional e projeto de vida.

Anterior
Anterior

 Por que nos sentimos culpados ao assumir nosso gênero ou sexualidade? 

Próximo
Próximo

LGBTQIA+ & NEGRITUDE – Em um contexto de violência e negação de afeto, tem como não adoecer?