Bem-vinda a Ser Mulher - a mente e os ciclos femininos!

Chegamos a mais um dia internacional das mulheres, declarado pela Organização das Nações Unidas desde 1975, para que possamos relembrar a história da mulher, suas conquistas políticas e sociais. 

Ter voz não é gritar. Ter voz é expressar os interesses, as angústias e as dores de alguém. Expressar as nossas vozes no direito de não sermos retaliadas, excluídas ou diminuídas por sermos mulheres. Ter voz é defender nossos direitos, sejam eles no trabalho, na rua, na igreja ou até mesmo na família. Ter voz não significa ser violenta. A não violência quebra barreiras e faz fluírem ações além do que imaginamos. 

O silenciar somado aos múltiplos papéis impostos pela sociedade à nós, mulheres,  são um dos  principais fatores do adoecimento psicológico. A prevalência de doenças graves da mente é quase 70% maior nas mulheres do que nos homens. Neste contexto, nós do Instituto Bem do Estar escolhemos março para desenvolver a campanha “Ser Mulher” com intuito de abrir espaços de conversa e reflexão sobre a mulher e as questões que envolvem sua a saúde da mente. 

Nesta segunda edição trabalharemos o tema  a mente e os ciclos femininos durante todo mês, por meio de conteúdo diverso, produzido por especialistas multidisciplinares, entrevistas com mulheres plurais, em diferentes plataformas, queremos provocar você a refletir, desafiando-a a mudar o seu comportamento em relação à saúde da mente. 

Se pudéssemos ilustrar o que é nosso aparelho psíquico, teríamos um grande iceberg no oceano, mostrando que a maior parte que existe ali fica encoberto e sem acesso, enquanto uma pequena ponta é mostrada na superfície. Essa ponta é a nossa consciência, e quanto mais a expandimos, mais escolhas conectadas às nossas essências teremos. Expandir a consciência é buscar como podemos nos tornar melhores a partir do conhecimento, da troca e da empatia. 

Olhando a natureza, aprendemos que para tudo existe um ciclo. Primavera, verão, outono e inverno. Vida e morte. Lua cheia, minguante, nova e crescente. bebês e idosos. Ciclo menstrual.  A vida é cíclica, a mulher é cíclica. Não tem como ser a mesma sempre, é necessário acolher o que somos em diferentes momentos da vida. Imagine-se como um espiral no ar, que vai se fazendo, girando, tomando forma, desfazendo, girando, tomando forma desfazendo, girando mais, revivendo. 

Quais ciclos estão começando ou terminando para você agora? 

Esperamos que este conteúdo possa ajudá-la a identificá-los, permitindo intensificar sua jornada de autoconhecimento e autocuidado.


Bem-vinda a Ser Mulher!

Abraços,

Isabel e Milena

Fundadoras do Instituto Bem do Estar

*Artigo com trechos do oráculo “O poder do feminino - medicina para o autoempoderamento”, Renata Carvalho - 2019. 

Instituto Bem do Estar

Queremos gerar conhecimento aplicável sobre a saúde da mente


https://www.bemdoestar.org/
Anterior
Anterior

Os ciclos da gestação e do Ser Mãe

Próximo
Próximo

Coragem para começar o ano