Coragem para começar o ano
Dizem que o ano só começa após o carnaval, e pode ser que para algumas pessoas, isto faça muito sentido, e para outras, o ano começa quando começa, ou seja, em janeiro.
Eu vou levar em consideração o senso comum.
Março é o mês oficial para a maioria dos brasileiros, e por este motivo, eu escolho trazer neste artigo, a coragem, que é a virtude do sucesso.
As forças de caráter que compõem a coragem, são: bravura, perseverança, integridade e vitalidade. Em outro momento irei aprofundar nestas forças.
Se for traçar um paralelo entre estas forças, todas são vistas em homens e mulheres de coragem. Pode ser que uma destaque mais do que a outra, mas de certa maneira, as 4 forças são percebidas em atos que reconhecemos como coragem.
Há uma imagem que mostra um homem em frente aos tanques de guerra, este homem se coloca com bravura, para que a sua atitude impeça os tanques de avançarem. A coragem de arriscar a própria vida, para salvar a de muitos.
Uma vez uma pessoa me disse algo profundo em relação ao seu entendimento sobre coragem. Ela falou que se Deus encaminhou algo até ela, e estava se referindo a uma dificuldade, é porque dava conta, e com bravura e fé, tinha certeza que daria certo, e que resolveria. Jamais lhe faltou coragem para seguir em frente.
Quando eu ouvi isto, foi a primeira vez que juntei bravura e fé, e percebi que os textos bíblicos mostram inúmeros exemplos desta junção de forças, e que são conhecidos no comportamento da coragem, inclusive a fé, pode ser entendida como um traço da perseverança, a coragem de persistir e não desistir.
É incrível como atos de coragem se fundem a atos de fé, esta certeza que vai dar certo, coloca as pessoas no movimento de ir adiante, de inclusive colocar a própria vida em questão, e ainda assim, ser honroso, digno, íntegro, pela causa ou por quem se deseja proteger.
O ser humano em sua potencialidade e virtude, é realmente extraordinário!
Falando em integridade, você já assistiu ao filme Coração Valente? Se não, te convido assistir, é um excelente exemplo do que abordamos aqui.
A honra, a autenticidade, a honestidade, a espontaneidade, são traços do indivíduo íntegro. Daquele que dá a sua palavra e honra a qualquer preço, o que faz negócios no aperto de mão e sua palavra vale mais do que qualquer contrato assinado.
A história foi construída desta maneira, e aquele que faltava com a integridade e honra, muitas vezes teve a vida ceifada, e sabia que este era o preço a se pagar por uma traição, por uma quebra de confiança, por uma palavra desonrada.
A coragem de falar o que pensa e fazer o que de fato acredita, é digno de mérito.
Quem de nós tem esta conduta? A honra de ser quem é, e de lutar por aquilo que se acredita. Ser leal aos próprios valores, e jamais ser um vendido, um vira casaca, um sete um, e outras denominações utilizadas para nomear o mentiroso, traidor e falso.
A coragem é uma virtude poderosa. Quem é corajoso, caminha em direção ao sucesso.
Sua base é sólida, sua origem é de honra e glória, e os ensinamentos passados de geração em geração, norteiam clãs familiares até os dias atuais.
Para sustentar esta postura, é preciso vigor, vitalidade, energia, força e saúde. Neste ponto, temos um funil.
Basta observar a sociedade, e perceber milhares de pessoas adoecidas, sem ânimo, deprimidas, enfraquecidas, debilitadas, doentes, transtornadas...definhando em vida.
Coragem de lutar pelos próprios sonhos, pela própria verdade, por aquilo que se deseja e quer. Para tomar as rédeas da própria vida em suas mãos.
Coragem para se desafiar, para assumir riscos, para arcar com as próprias escolhas, para se responsabilizar pelas próprias atitudes, para ir em direção ao novo, para se entregar ao amor, para ser vulnerável, para admitir os próprios pensamentos e sentimentos a si mesmo.
É preciso muita coragem para ser quem é, na totalidade e integralidade.
Eu admiro as pessoas de coragem, estas mobilizam o mundo, empurram para frente, são desbravadores, se colocam a um passo adiante para impulsionar muitos de nós.
Não sei o seu nível de coragem para governar a sua vida e colaborar com o mundo, mas de qualquer forma, todos somos corajosos, nascemos, e este foi o nosso primeiro e grande desafio, e se você me lê, então conseguiu, e obteve o primeiro grande sucesso.
Nascer é um ato de coragem, e a mamãe naquele momento, coloca a própria vida em risco, com bravura e fé, por amor ao filho, segue até o limite da dor, em função da vida, milhares de mulheres, encaram de perto a morte. Que ato de coragem!!! Bravíssimo!!!
A vida é.
A coragem se manifesta no mais latente do ser humano.
E cada um de nós pode escolher desenvolver esta virtude, ou se acovardar.
Eu desejo que você comece seu ano com coragem, para realizar tudo aquilo que você acredita que merece viver. Que tenha força suficiente para lutar bravamente por aquilo que deseja e acredita.
E que a coragem seja acompanhada de amor e fé.
Que você tenha quem amar e pelo que lutar.
E que seus dias sejam gloriosos, hoje e sempre.
São os votos de uma doce guerreira, corajosa e perseverante.
***
Crystiane Faria Feijes
Uma profissional que olha para a mente humana: consciente e inconsciente, as relações intra e interpessoais, a família, a estrutura da formação da psique (traumas, sintomas, dores e doenças), as forças de caráter, saúde mental, sonhos, sucesso, sentido da vida, são assuntos recorrentes nestes 10 anos de atendimentos psicanalítico e sistêmico. E quanto mais ela se coloco a serviço deste algo maior, que envolve a todos nós, mais observa o universo brilhante, e ainda inexplorável que somos.
Nosso desejo sexual pode variar ao longo da vida e isso não é um problema. Dependendo da nossa rotina, da nossa saúde física e mental, da nossa idade, da nossa sensação de bem-estar, dentre outros fatores, podemos estar com maior ou menor libido, sem necessariamente ter algo de errado. Mas quando essas alterações se tornam persistentes e prejudicam a vida da pessoa, algo deve ser feito para reequilíbrio do organismo.