Atividades Físicas, a mulher e seus ciclos

Mikhail Nilov/ Pexels

A saúde da mulher requer atenção especial não só no mês de março, mas em todos os 365 dias do ano.

É fato o quanto essa preocupação acontece de forma diferente em cada mulher, levando em consideração inúmeros fatores que vão desde a sua condição física, emocional e econômica. Sabemos o quanto pode ser desafiador para a mulher estar atenta em todos os seus ciclos e ter um tempo para dedicar a cuidar de si mesma, numa sociedade que demanda turnos múltiplos de trabalho remunerados ou não.

É muito importante entendermos algumas características específicas das mulheres dentro de assuntos como o período pré-menstrual, a menopausa e a gestação.

Exercício Físicos e Síndrome Pré-menstrual

A Síndrome Pré-menstrual apresenta cerca de 150 sintomas diferentes que interferem diretamente na rotina psíquica, social e física da mulher. Dentre esses sintomas, o stress, o sedentarismo,os hábitos alimentares e físicos são determinantes.

Hoje sabemos que as atividades físicas podem nos ajudar a sanar a maioria desses sintomas. Ela mobiliza o sistema neuro músculo esquelético, ativa o sistema endócrino, melhora a capacidade respiratória, proporciona gasto calórico e melhora os níveis de serotonina, endorfina e outras substâncias químicas associadas ao prazer e apresenta tanto ou melhores resultados comparados ao uso de fármacos.

Na fase pré-menstrual, a mulher tem um aumento nos níveis de progesterona, que faz com que seu desempenho físico sofra uma redução, além de apresentar uma diminuição na capacidade de concentração e maior fadiga muscular. Já na fase pós menstrual há uma melhora significativa no desempenho, graças ao aumento da taxa de estrogênio e à maior secreção de noradrenalina. Desde que se faça um trabalho bem acompanhado por um profissional competente, não há contraindicação a qualquer tipo de exercício.

Exercícios Físicos e a Gestação

Diversos estudos confirmam a importância da atividade física durante a gestação, para uma gravidez tranquila e na preparação da mulher para o momento do parto. As atividades físicas durante uma gravidez - sem maiores intercorrências - é quase sem restrições e proporciona bem estar físico e emocional para a grávida. Uma atenção maior seria só com relação às modificações fisiológicas impostas pela gravidez. Os exercícios que exigem uma necessidade maior de equilíbrio, agilidade e força devem ser sempre acompanhados e orientados por um profissional capacitado.

Exercícios Físicos e a Menopausa

As sensações de calor anormal que independem do clima, é a que mais atinge as mulheres. Podem durar de 3 a 5 anos e vem acompanhadas de alterações de humor, tonturas, dores de cabeça, redução da libido e insônia. É perceptível a diminuição dos níveis de massa magra e as mulheres se tornam mais propensas a doenças cardiovasculares, causada pela diminuição de hormônios. Há estudos que observaram que mulheres sedentárias tem uma maior incidência de  depressão nos períodos pré e pós menopausa.

A prática frequente de exercícios físicos minimiza o envelhecimento arterial, diminui os riscos de hipertensão, melhora os níveis de colesterol e diminui o percentual de tecido adiposo no corpo, sem falar que, também diminui em até 50% o risco de desordens mentais, como por exemplo, o mal de Alzheimer.

A prática de atividade física é indispensável em todas as fases da vida e vai muito além de uma questão estética. É um cuidado com a saúde. Além de prevenir doenças, o exercício físico contribui para amenizar os sintomas da TPM e da Menopausa e proporciona um gravidez mais saudável.
— .

Se possível for, procure também por um acompanhamento psicológico. As pressões impostas pela nossa rotina diária podem interferir na qualidade de vida da mulher. Outro ponto importante que não podemos esquecer é a prática do autocuidado, reservando, sempre que possível, um momento para fazer algo que gosta. São as pequenas ações que contribuem para melhorar sua saúde mental.

A saúde da mulher tem muitos assuntos relacionados e é um tema extremamente abrangente. Envolve muitas fases, mudanças, necessidades nutricionais e físicas e outros cuidados específicos do universo feminino.

***

Bárbara Reis

Mestranda em Políticas Públicas (UMC - SP), Pós Graduada em Neurociência e Comportamento; Filosofia e Autoconhecimento. Residente na cidade de Mogi das Cruzes- SP, atua como Educadora Física/Personal Trainer com foco no equilíbrio entre corpo e mente, promovendo informações sobre atividades físicas e saúde mental através de sua página no Instagram @barbarafelicianoreis. Acredita que a máxima 'Mens sana in corpore sano' é o caminho para uma vida equilibrada.

Bárbara Reis


Mestranda em Políticas Públicas (UMC - SP ), Pós Graduada em Neurociência e Comportamento; Filosofia e Autoconhecimento. Residente na cidade de Mogi das Cruzes- SP, atua como Educadora Física/Personal Trainer com foco no equilíbrio entre corpo e mente, promovendo informações sobre atividades físicas e saúde mental através de sua página no Instagram @barbarafelicianoreis. Acredita que a máxima 'Mens sana in corpore sano' é o caminho para uma vida equilibrada.


Anterior
Anterior

Iniciação da mulher

Próximo
Próximo

Ser Jovem: Puberdade