Vivência do Estar no Ambiente de Trabalho

Os números de casos de depressão e ansiedade vêm crescendo no mundo inteiro. Atualmente, tem se falado muito na Síndrome de Burnout, que é um fenômeno ocupacional, ou seja, ocorre exclusivamente no ambiente de trabalho. No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo ISMA Brasil (International Stress Management Association), 32 milhões de pessoas sofrem com Burnout, 72% das pessoas disseram estar, frequentemente, estressados; 49% apresentavam depressão e 90% disseram que praticavam o presenteísmo, ou seja, estavam presente fisicamente, mas mentalmente bem longe do local de trabalho.

Colaboradores participantes da Vivência do Estar . Foto: Mário Bock

Colaboradores participantes da Vivência do Estar .
Foto: Mário Bock

De olho nessa tendência negativa, o grupo DAWN - grupo de Diversidade e Inclusão da BMS Brasil - que tem como missão promover o valor das pessoas com necessidades especiais, nos convidou para realizar um workshop no escritório da BMS sobre saúde da mente.

Por meio do programa Estars no Trabalho, levamos informações para conscientizar os participantes sobre a importância de cuidar da mente, apresentando ferramentas, por meio de experiências, que podem ser aplicadas no dia-a-dia para controlar ansiedade, estimular a busca pelo autoconhecimento, contribuindo com o desenvolvimento socioemocional individual.

Falar sobre saúde da mente e os transtornos psíquicos é o primeiro passo para acabar com o estigma que envolve a saúde mental e, com isso, abrir caminho para prevenção e cuidados necessários para uma saúde integral de qualidade.


Sobre o Programa Estars no Trabalho

O Programa Estars no Trabalho é direcionado a empresas e organizações que visam o bem estar de seus colaboradores. A Metodologia do Estar busca despertar competências socioemocionais, colocando em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável e trabalhar a coletividade (senso de coletivo - cooperação e co-criação), reduzindo conflitos, desgastes emocionais. As atividades são norteadas em experiências e as metodologias e formato diferem por adequações em relação ao local de aplicabilidade e tempo de duração disponível.

Metodologia do Estar

Inspirada em estudos e técnicas amplamente pesquisadas e analisadas no mundo, a Metodologia do Estar traz em sua espinha dorsal a Psicologia Positiva (Universidade de Harvard, Pennsylvania e Yale), ciência que estuda uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas, como os pontos fortes que permitem que indivíduos e comunidades prosperem. Essa linha da psicologia foca mais na prevenção do que, propriamente, nas doenças psicológicas. Além dela,, foram utilizadas como referências: exercícios do "Design de Vida" (desenvolvido pela Universidade de Stanford nos EUA), atividades de consciência corporal como práticas de Mindfulness e meditação guiada e comunicação não-violenta. Para guiar a Metodologia do Estar nos inspiramos nos conceitos da Teoria U (MIT) e da Jornada do Herói, de Joseph Campbell. Os valores do Bem do Estar - Manifeste sua Consciência • Escute com atenção e fale com sinceridade • Colabore e engaje-se • Cultive a Empatia • Pratique Gratidão e Celebre - norteiam a metodologia, como passos de uma jornada. As atividades variam conforme a faixa etária, local de aplicabilidade e tempo de duração disponível e podem ser apresentadas em formato de vivências, jornadas, palestras e rodas de conversa.

Fotos: Mário Bock