Dica cultural: série "Pose"
Foto: divulgação/Netflix
A dica cultural de hoje é de uma série que Pose, retrata com maestria a vivência das minorias: gays, travestis, transexuais e estrangeiros em Nova York nos anos 80.
As protagonistas da recente série do canal Fox e disponibilizada no Netflix: Pose são TODAS mulheres trans que encararam personagens que se assemelham muito com sua própria realidade fora das telas.
Envolvente, marcante, notável e informativa. A trama é predominantemente pautada em cima dos Balls, não tão conhecidos por nós, brasileiros, mas muito famosos nos Estados Unidos. As competições da cena underground LGBT, consistem em apresentações em discotecas, muitas vezes feitas por drag queens, de diferentes tipos e objetivos.
Pose aborda temas sociopolíticos importantíssimos, como o boom do vírus HIV, a pressão social de se adequar a uma estética considerada feminina e a marginalização de transexuais, que experienciavam transfobia dentro da própria comunidade gay. A série também aborda a sexualidade e as cirurgias de mudança de sexo, tendo assim um caráter educativo.
Alô, alô! Como está por aí? Hoje faço uma pausa nas minhas lamúrias mundanas desta página e dou um “oi” especial à minha querida e orgulhosa comunidade LGBTQIAPN+, propondo uma conversa aberta àqueles não identificados com a comunidade.