Relação entre Yoga e Depressão

Foto: Dane Wetton / Unsplash

Foto: Dane Wetton / Unsplash

A relação entre o yoga e depressão pode ser difícil de entender, especialmente considerando que um dos principais sintomas desse transtorno é a apatia em relação a quase qualquer tipo de atividade. No entanto, o hábito de abrir o tapete de yoga fechar os olhos por alguns instantes e se conectar com o mundo interno, pode ter muitos benefícios para quem sofre de depressão.

Após o diagnóstico desse transtorno, geralmente é prescrita uma combinação de tratamentos psicológicos e medicamentosos. Alta comorbidade e os possíveis efeitos colaterais de alguns antidepressivos levaram ao aumento das terapias complementares, como o yoga.

O que é depressão?

A depressão é um transtorno do humor que ocorre com sintomas predominantemente afetivos. Também se caracteriza pela presença de outras alterações cognitivas e somáticas. É, portanto, um transtorno que afeta psíquica e fisicamente, ainda que afete principalmente a esfera emocional.

Os sintomas da depressão maior, dependendo do nível em que ocorrem, podem ser:

Afetivo: anedonia, irritabilidade, sensação subjetiva de desconforto, desespero, sensação de inutilidade ou culpa, diminuição do interesse ou prazer na maioria das atividades e pensamentos recorrentes de morte.

Cognitivo: diminuição da capacidade de atenção e tomada de decisão.

Somático: perda ou ganho de peso sem dieta, insônia ou hipersonia, agitação psicomotora ou desaceleração e fadiga ou perda de energia.

O transtorno pode variar de acordo com a intensidade, a frequência com que os sintomas ocorrem e seu impacto no âmbito social, profissional ou familiar do indivíduo. A depressão também pode ser temporária ou permanente e causar incapacidade parcial ou total.

Como a depressão afeta nossos cérebros em um nível químico?

Como pode ser visto, o organismo de uma pessoa deprimida é alterado globalmente . Não só se reflete em baixa autoestima ou fadiga crônica, mas também pode levar ao suicídio.

Quimicamente, esta doença grave altera muitos neurotransmissores (células que ajudam os neurônios a se comunicarem):

  • Norepinefrina: É um hormônio que responde ao estresse, ou seja, prepara o corpo para lidar com uma situação ameaçadora. Está constantemente em uma atitude de luta o que causa o enfraquecimento do sistema imunológico, aumento do risco de câncer e distúrbios de humor.

  • Dopamina: Sua deficiência está ligada à apatia, fadiga, alterações de humor e tédio crônico. Também reduz a sensação de satisfação e prazer.

  • Serotonina : Sua diminuição nesse hormônio pode levar à depressão. Causa desconforto, perda de apetite e insônia, mudanças bruscas de temperatura e comportamento social.

Qual é a relação entre yoga e depressão?

Agora que sabemos como a depressão funciona, apreciaremos melhor os benefícios do yoga em relação a esse distúrbio. Sua prática é muito mais que mero exercício físico, pois envolve também o estado mental e espiritual. Na verdade, ele deriva da palavra "yuj", que em sânscrito significa jugo ou união: a harmonia entre corpo, mente e espírito. Você já entende a relação entre yoga e depressão?

Praticar yoga ajuda no autoconhecimento, a nível mental e corporal. Permite explorar os recantos mais profundos do nosso ser. Tudo isso através do aprendizado de posturas (asanas), respiração e mantras (sons e palavras).

As pessoas são multidimensionais. Não somos apenas sintomas ou pensamentos, mas o resultado de sua interação. Esta disciplina nos ensina a harmonizar ideias, comportamentos, humores, memória e sistemas corporais. Podemos viver em paz quando essas dimensões se conectam umas às outras. É por isso que esse equilíbrio orgânico é o ponto de encontro entre yoga e depressão.

Yoga e Depressão: Os benefícios

No plano químico, essa prática indiana estimula a produção de proteínas, substâncias responsáveis ​​pela reparação dos neurônios. Aumenta a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de formar e modificar conexões neurais com base nas experiências que vivemos e aprendemos.

O yoga regula os níveis de serotonina e dopamina, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e libera endorfinas. Tudo isso melhora naturalmente o humor.

Os diferentes 'asanas' fortalecem nosso sistema motor. Aumentam a flexibilidade dos músculos e os tornam mais fortes, o mesmo se aplica aos ligamentos, tendões e fáscias .

Praticar yoga promove um estado de relaxamento que nos permite dormir melhor e mais profundamente.

Relação entre yoga e depressão: Melhora dos sintomas

Como já dissemos, os sintomas predominantes desse transtorno são de natureza afetiva. A boa notícia é que o yoga pode agir diretamente sobre eles. Diminuindo sua intensidade e produzindo um efeito imediato.

  • Promove um estado de relaxamento e tranquilidade: A execução de alguns asanas permite uma agradável sensação de bem-estar ao corpo. Estimula diferentes partes do corpo e ajuda a melhorar o humor.

  • Combate ao Estresse e a Ansiedade: A respiração lenta e profunda desses exercícios ajuda a alcançar a paz mental e emocional. A meditação e a concentração nas diferentes partes do corpo ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Isso, por sua vez, reduz a inflamação e fortalece o sistema imunológico.

  • Facilita a conexão com o nosso interior: O yoga favorece a troca dos pensamentos negativos por outros mais positivos e controla as emoções mais difíceis e complexas. Desse modo, diminui a irritabilidade, assim como a sensação de desesperança e apatia.

Essas são algumas das razões pelas quais o yoga se tornou uma prática verdadeiramente abrangente contra a depressão e outras doenças . Embora, como vimos, haja muitos benefícios, é preciso ter cuidado e não depender apenas do yoga para melhorar ou curar a depressão. Essa disciplina, de fato, não pode substituir os tratamentos farmacológicos ou psicológicos. O Yoga funciona como um complemento de ambos.


***

Sobre Yogateria

Uma marca de produtos de yoga e bem-estar que nasceu da intenção de colocar um tapete de yoga na casa de cada brasileiro e de ajudar a fazer milhões de pessoas mais felizes. Com produtos testados e amados por yogis em todo o mundo, conquistou também os brasileiros com sua alta qualidade, estilo, inovação, consciência ambiental, entrega rápida e excelente custo-benefício.

Instituto Bem do Estar

Queremos gerar conhecimento aplicável sobre a saúde da mente


https://www.bemdoestar.org/
Anterior
Anterior

Estar em Movimento com Thaís Alves: Saudação ao Sol

Próximo
Próximo

Cozinha Consciente: receita de ovos rancheiros