Ser jovem- Os dilemas da adolescência

Conheça Maria e Manu, as autoras dessa nova coluna no Instituto Bem do Estar

Duong Huu/ Unsplash

Bem-vindes! 

Oi! Sou a Maria. Tenho dezesseis anos, sou pisciana, pratico a ioga, vou bem na escola, tenho vários amigos... Estou esquecendo de algo? Ah, sim; luto com a saúde mental. 

Minha relação com saúde mental começou logo cedo aos 8 anos. Veio aos poucos; de sentir pena dos lápis que não usava na escola, para cutucar a pele ao redor dos meus dedos, para ter ataques de choro quando acordava um minuto (literalmente) mais tarde do que devia para a escola. Sou eternamente grata aos meus pais, que logo cedo me levaram em uma psicóloga. Oito anos depois posso dizer, com confiança, que a terapia salvou minha vida. Foi através dela que consegui fazer amigos, me permitir acordar tarde, ir em viagens de escola, e em primeiro lugar, foi através dela que eu me descobri. 

Na medida em que a terapia me trouxe seus inúmeros benefícios, fui rapidamente percebendo o quão privilegiada eu era por poder pagar por suporte profissional, e que isso é a realidade de uma minoria, muito pequena no nosso país. E foi assim que surgiu minha vontade de contribuir, de qualquer forma que possa, para a conscientização de saúde mental no Brasil. Logo achei o Instituto Bem do Estar com a Manu, uma das minhas amigas mais próximas que divide muitas questões parecidas com as minhas, e cá estamos nós, começando nossa coluna para alcançar adolescentes parecidos com a gente através dessa instituição tão bacana e especial! 


Prazer! Me chamo Manuela Oliveira e sou de São Paulo. Como a minha parceira Maria, vivo a vida questionando tudo ao meu redor e procurando melhorar o que pode ser melhorado. Como hobbies adoro ler e pesquisar sobre a moda. Meus livros preferidos são geralmente dramas, mas adoro romance também. Embora não tenha muita experiência, admiro vários designers famosos para buscar inspirações. Preciso admitir que o esporte nunca foi meu forte, mas tento manter uma alimentação saudável e vida ativa para meu próprio bem. Amo arte e tudo sobre. Nada demonstra sentimento como ela. Desde quadros a desenhos, o universo artístico me fascina. 

Estudar sobre a saúde mental sempre foi um interesse meu. Lidando pessoalmente, desde que me conheço como gente, com questões relacionadas a isso, sempre soube que queria me relacionar mais com o assunto. Nunca mergulhei profundamente nessa vontade, mas assim que descobri o Instituto Bem do Estar tudo isso mudou! Acredito que cuidar da alma, da cabeça e do coração é essencial para uma vida leve e feliz, e através dessa coluna, estou mais do que feliz de dividir isso com vocês!


Aqui nossa proposta vai ser dividir nossas experiências, histórias, lições, e conselhos que aprendemos no decorrer das nossas vidas. Claro que não somos profissionais, mas queremos como amigas alcançar jovens leitores com a missão de normalizar e acabar com o estigma da saúde mental, e ajudar nossos leitores da forma que conseguimos. Estamos extremamente contentes e entusiasmadas com esse novo projeto. Esperamos que gostem e que se identifiquem com nossa escrita! 


Com muito carinho 

- Maria e Manu :)

Instituto Bem do Estar

Queremos gerar conhecimento aplicável sobre a saúde da mente


https://www.bemdoestar.org/
Anterior
Anterior

Estar na Pele do Flávio: Página 04

Próximo
Próximo

A importância da promoção e prevenção da saúde da mente