Esperança

Tairon Fernandez / Pexels

Feliz Ano Novo!

Estamos em dezembro, época do ano em que, a maioria de nós, faz um balanço de como foi o ano e projeta intenções positivas para o novo ano que se inicia.

Sonhos são manifestados.

Projetos nascem.

E nosso olhar se volta ao futuro.

O que será o ano de 2022?

Iniciamos uma nova jornada, com novas metas, objetivos, propósitos, estratégias, ou até mesmo, reconfiguramos projetos que já estão em andamento, ou mesmo guardados na gaveta, aguardando o momento de acontecer.

A esperança faz parte das 10 emoções positivas que compõem o nosso estado de felicidade, e é uma força de caráter, que faz parte da virtude Transcendência.

E o que é transcender?

É ir além, ultrapassar o ego para alcançar um nível que é maior do que o Eu, trata-se de integrar-se ao Universo, elevação, ampliação, fusão a algo maior, algo que extrapola o âmbito do indivíduo. 

É nesta virtude que se manifesta a Esperança, algo que toma a todos nós, que nos envolve em uma força maior, que nos move em direção ao novo, na certeza de que o melhor irá se mostrar e acontecer.

A Esperança por definição é o ato de esperar alguma coisa, um sinônimo de confiança. Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer

 Por isto, se trata também de um ato de fé, por ir além do provável, mas observe que existe o ato de esperar, e te pergunto: como algo pode acontecer se você não agir?

 A vida é movimento, e para que algo aconteça, é preciso agir ativamente para alcançar o desejado, esta força é imbuída de otimismo, que estimula a positividade e o ânimo para direcionar os esforços ao alcance de seus objetivos. 

 Os esperançosos estão com os pés no presente, mas conectados ao futuro, sempre estabelecendo metas e planejando estratégias para alcançar seus objetivos.

 Esta força é muito importante, age como um antídoto à ansiedade e depressão.

 Pessoas com esta força de assinatura, são perseverantes e resilientes frente aos desafios.

 O comportamento com base na esperança, é percebido facilmente na convivência. São pessoas que apresentam autoconsciência e paciência, tendem a serem mais fortes, saudáveis, felizes e bem-sucedidas, cultivam bons relacionamentos, retêm emoções mais positivas após um fracasso. Esta força otimiza a alta performance e conduz à longevidade.

 Eu desejo que neste momento da leitura, você esteja curiosamente se perguntando: como fazer para desenvolver a força de caráter esperança?

 Você já percebeu os benefícios de ser esperançoso, e que nos momentos desafiadores, sentir esperança, é algo maior, além de você, certo?

 Pense que este, além de você, pode ser um campo de solução, mesmo que subjetivo, se os pensamentos são ondas, e cada pensamento tem sua frequência, então, num estado de fé, talvez você possa alcançar, uma resposta para o seu problema, que foi pensado por uma outra pessoa, e isto se manifesta no Universo.

 Nesta linha de raciocínio, se tudo já existe, e um problema só pode ser percebido como problema, porque há uma solução, quantas situações você já vivenciou, que em determinado momento, pensou que não teria solução?

 Você dormiu, conversou com alguém, ouviu algo e de repente: surge a solução!

 Caso você se encontre agora com um problema, algo desafiador, uma questão sem solução, quero sugerir algo, para te ajudar a desenvolver esta força. Que tal, topa?

 Defina a questão. 

 . Liste ideias criativas que surjam a sua mente; 

 . Assista a um filme que passe uma mensagem de esperança (filmes de dramas, são excelentes opções); 

 . Escreva coisas ruins que aconteceram e encontre pelos mesmo três aspectos positivos em decorrência daquilo que nomeou como ruim; 

 . Tome consciência de três realizações que você conquistou e deixe reverberar positivamente, para que possa ser sua inspiração para o futuro; 

 . Reserve três momentos na semana de pelo menos quinze minutos para focar na geração de ideias positivas;

 . Projeção ao futuro: idealize de forma possível, como seria você lá, já tendo alcançado o que deseja, sinta em seu corpo os seus progressos e o sucesso em sua vida.

 Eu já me sinto curiosa em saber das suas conquistas!

 Caso queira compartilhar conosco, será uma alegria saber que você conseguiu.

 Desejo que 2022 seja um ano repleto de realizações, com saúde, otimismo, prosperidade, e que seus dias sejam cada vez mais positivos. 

 Que a esperança vibre em seu coração e que juntos possamos ser mais felizes!


***

Crystiane Faria Feijes

Uma profissional que olha para a mente humana: consciente e inconsciente, as relações intra e interpessoais, a família, a estrutura da formação da psique (traumas, sintomas, dores e doenças), as forças de caráter, saúde mental, sonhos, sucesso, sentido da vida, são assuntos recorrentes nestes 10 anos de atendimentos psicanalítico e sistêmico. E quanto mais ela se coloco a serviço deste algo maior, que envolve a todos nós, mais observa o universo brilhante, e ainda inexplorável que somos.

Crystiane Faria Feijes

Eu sou uma ajudante de pessoas, à serviço da Humanidade, e me coloco a servir a mais de dez anos, com as expertises de Psicanalista, Palestrante, Facilitadora em Constelação Familiar (Hellinger), Especialista em Psicologia Positiva, Mentora, Master Coach Trainer (IBC), Treinadora em Desenvolvimento Humano, Hipnoterapeuta Clínica e Ericksoniana, Master Practitioner em PNL Integrativa Aplicada, Relações Públicas (Metodista) e Escritora. Idealizadora e fundadora do IOSI (Instituto Origem do Ser Integrado).

Graduanda em Psicologia, sou engajada no estudo contínuo da psique, do comportamento e das relações humanas, observáveis em sua singularidade e complexidade, nestes anos de setting psicanalítico. Assuntos relacionados ao autoconhecimento, saúde integrativa (biopsicossocial espiritual), bem-estar, felicidade, empoderamento dos recursos e habilidades e sistema familiar, são enfoques da minha dedicação profissional e projeto de vida.

Anterior
Anterior

Ecos do Estar: Arte da paz, por Paula Neves

Próximo
Próximo

Os efeitos positivos da natureza em seu bem-estar mental | A Natureza e a Mente