Hábitos saudáveis para o bem-estar emocional
É importante reconhecer quando alguém está passando por um sofrimento emocional, mas, tão importante quanto, é aprender hábitos básicos que nos mantenham emocionalmente saudáveis.
Quais são os hábitos saudáveis para o bem-estar emocional?
São hábitos que todos podemos aprender – hábitos que permitem a cada um de nós identificar o que funciona para si e praticar.
Cuide de você
Coma, durma e seja ativo. Não costumamos pensar sobre a importância dessas atividades básicas para nossa saúde da mente – mas elas são indispensáveis
Dê atenção à sua saúde da mente e a de seus familiares e amigos
Fazemos diversos exames para verificar nossa saúde física. Vamos ao dentista para cuidar dos dentes e até levamos nossos carros para fazer revisões e consertos. É, está na hora de assumirmos a responsabilidade e darmos atenção para o nosso bem-estar emocional. Converse com seu médico, um conselheiro, um líder comunitário ou religioso e, também, sua família e amigos para ter certeza de que você – e aqueles que você ama – estão bem emocionalmente.
Envolva-se e conecte-se com sabedoria
Preste atenção aos seus relacionamentos. Não podemos ser saudáveis se nossos relacionamentos não forem.
Relaxe
Aprenda maneiras de reduzir o estresse – e pratique atividades que funcionam para você, como: meditar, correr, tricotar, dançar, cantar, escrever, amar…
Conheça os cinco sinais do sofrimento emocional
Os cinco sinais são: mudança de personalidade, irritação, isolamento social, diminuição dos cuidados pessoais e desesperança. Alguém pode apresentar um ou mais sinais. Muitas condições podem resultar em sofrimento emocional. Se você identificar algum desses sinais em alguém que você ama, entre em contato e ofereça ajuda.
ALGUÉM EM SUA VIDA ESTÁ SOFRENDO EMOCIONALMENTE, E AGORA?
Conecte-se com ela, estenda a mão, inspire esperança e ofereça ajuda. Demonstre compaixão, carinho e boa vontade de encontrar uma solução quando a pessoa pode não ter a vontade ou motivação para se ajudar. Existem muitos recursos disponíveis em nossas comunidades. Pode levar mais de uma tentativa e você pode precisar contatar outros que compartilham da mesma preocupação com a pessoa que está sofrendo.
Se todos forem mais abertos e honestos sobre nossa saúde da mente e bem-estar, podemos prevenir o sofrimento emocional, e quem precisa receberá o apoio necessário.
Saiba mais sobre a parceria internacional do Bem do Estar com a campanha Change Direction.
Nosso desejo sexual pode variar ao longo da vida e isso não é um problema. Dependendo da nossa rotina, da nossa saúde física e mental, da nossa idade, da nossa sensação de bem-estar, dentre outros fatores, podemos estar com maior ou menor libido, sem necessariamente ter algo de errado. Mas quando essas alterações se tornam persistentes e prejudicam a vida da pessoa, algo deve ser feito para reequilíbrio do organismo.