Produtividade 100 % todos os dias é possível?

Ser produtivo é uma competência extremamente valorizada na nossa sociedade moderna e capitalista. O trabalho sempre teve um papel importante na vida do homem e praticamente tudo o que consumimos é resultado do trabalho humano. Vivemos a maior parte dos nossos dias trabalhando, e ser produtivo não está relacionado apenas aos frutos do trabalho, mas também à capacidade de alcançarmos objetivos de vida, concluir tarefas e projetos pessoais.

Foto: mariiaboiko / Freepik

Foto: mariiaboiko / Freepik

Mas será que conseguimos ser produtivos sempre? Ninguém é capaz de ser produtivo o tempo todo. Quando não alcançamos esses padrões altíssimos nos sentimos culpados e desvalorizados, podendo desenvolver doenças psicológicas como ansiedade, depressão e estresse. Muitas vezes, ócio e descanso são mal vistos, além de levantar diversas dúvidas sobre nossa própria capacidade, quando não estamos ‘ativos’ e somos considerados improdutivos. 

Frequentemente, somos seduzidos por promessas e fórmulas milagrosas de sucesso. Porém, cada pessoa tem o seu ritmo e se comporta de forma diferente. Hoje existem diversos métodos e aplicativos que auxiliam a nos organizarmos melhor e gerenciarmos nossas tarefas. Mas, é necessário lembrarmos e aceitarmos que o nosso corpo precisa de descanso e cuidado. Se não ouvirmos as necessidades do nosso organismo, não conseguiremos continuar sendo produtivos. 

Quando trabalhamos ou realizamos algumas tarefas precisamos permanecer em estado de alerta. Para que isso aconteça, o nosso organismo produz substâncias como cortisol e  adrenalina. No entanto, se não descansarmos, e o nível desses hormônios não diminuir, o que era atenção se transformará em estresse ou até mesmo algo mais grave.



Então, como podemos ser produtivos de forma saudável?

1- Primeiramente, lembre-se que temos limite e respeite o seu corpo. 

2 - Alimente-se bem e faça atividades físicas.

3 - Estabeleça rotinas. A organização pessoal estimula a produtividade. 

4 - Organize listas de tarefas com prazos para concluí-las.

5 - Estabeleça metas curtas e inclua pausas de acordo com as suas necessidades.

6 - Elimine o que te distrai. Se necessário, desative as notificações do celular ou deixe-o distante o quanto puder. Pensamentos e insights fora de hora? Anote.

7 - Cuidado com a autossabotagem. Observe com atenção seus pensamentos e acredite que você é capaz de fazer muito mais do que imagina.

8 - Utilize auto recompensas e celebre suas conquistas.




***
Ricardo Milito

Psicólogo e administrador com experiência no segmento organizacional e projetos sociais. Curioso, observador e disposto a ajudar as pessoas buscarem respostas para suas questões. Acredita no potencial do ser humano. 




Ricardo Milito

Diretor Científico do Instituto Bem do Estar. Psicólogo e administrador com experiência no segmento organizacional e projetos sociais. Curioso, observador e disposto a ajudar as pessoas buscarem respostas para suas questões. Acredita no potencial do ser humano.

Anterior
Anterior

Por que estamos tão cansados?

Próximo
Próximo

Estar em movimento: O que faço com a minha solidão?