Sua dieta pode fazer você feliz?
Uma coisa é dizer que nossa dieta pode nos proteger da depressão e de outros problemas de saúde da mente. Mas os alimentos que comemos poderiam realmente mover a agulha em direção a emoções positivas e felicidade?
Em um experimento de 2017 publicado no PLoS ONE, os pesquisadores recrutaram 171 jovens adultos com uma dieta pobre em frutas e legumes, o que significava três ou menos porções por dia. Esses jovens de 18 a 25 anos foram divididos em grupos: um deles pegou uma cesta de cenouras, maçãs e kiwi ou laranja e foi instruído a comer uma porção extra de frutas e uma porção extra de legumes por dia; outro não mudou o que eles comeram.
Todos os dias, durante duas semanas, eles responderam perguntas sobre seus sentimentos, humor e felicidade. No início e no final do experimento, eles também preencheram pesquisas sobre sua ansiedade e depressão.
O grupo da dieta conseguiu adicionar apenas uma porção extra de frutas e vegetais à sua dieta diária. Mas isso já fez a diferença: em comparação com todos os outros, eles tinham mais energia, curiosidade, criatividade e motivação; e eles se sentiram mais engajados e decididos em suas vidas em geral - uma sensação maior de florescimento.
Surpreendentemente, porém, a dieta não parecia mudar o humor ou os sentimentos de depressão e ansiedade. Isso pode ser porque o experimento foi muito curto, acreditam os autores; Embora a dieta possa nos dar um impulso positivo rapidamente, é possível que os problemas de saúde da mente demorem mais para aparecer.
Da mesma forma, em um pequeno estudo piloto de 2011, uma dieta mediterrânea pareceu aumentar os sentimentos de satisfação das pessoas - mas não melhorou sua depressão ou ansiedade.
Vinte e cinco mulheres foram estudadas sobre seus sentimentos de depressão, ansiedade, raiva, calma e satisfação. Algumas continuaram comendo como de costume por 10 dias, enquanto o restante adotou uma dieta mediterrânea (desta vez sem carne vermelha). Após outra rodada de pesquisas, os pesquisadores descobriram que as mulheres na dieta mediterrânea se sentiam mais contentes.
Obviamente, este foi um estudo muito pequeno - e as mulheres podem simplesmente ter se sentido satisfeitas por fazer algo bom para sua saúde. De fato, em alguns outros estudos, uma dieta saudável não fez as pessoas mais felizes. Por exemplo, seguir uma dieta mediterrânea por 12 semanas não parecia melhorar o humor, o bem-estar ou o senso de auto-eficácia das pessoas em comparação com o recebimento de apoio social.
Apesar de parecer cativante, pode ser muito cedo para dizer que qualquer dieta em particular nos trará felicidade.
Comer para o bem-estar
Então, como toda essa pesquisa deve ajudar nossa lista de compras?
A maioria dos pesquisadores está disposto a dizer que a dieta parece influenciar nossa saúde mental de alguma forma, apesar de não saberem exatamente como. "Não há evidências reais para sugerir que uma dieta funcione melhor que outra", diz Firth.
No entanto, o quadro geral é razoavelmente claro: tente consumir frutas e legumes suficientes - e evite junk food.
Apoiando essa perspectiva, um artigo revisou os resultados de outros 16 estudos e não encontrou diferenças entre duas dietas relativamente saudáveis. As pessoas que seguiam uma dieta ocidental típica de fast-food, lanches salgados, sobremesas e refrigerantes ficaram mais deprimidas com o tempo. Mas comer uma dieta saudável clássica rica em frutas e legumes, frutos do mar e grãos integrais ou uma dieta mais mediterrânea - que inclui muito azeite e mais legumes, carne, laticínios e álcool - parecia proteger contra a depressão.
Como muitas das descobertas da pesquisa são mais fortes para as mulheres, Firth tem mais uma dica.
Em outras palavras, pelo menos no que diz respeito à nossa saúde da mente, podemos parar de ficar obcecados em manter uma dieta perfeitamente consistente - ou se devemos tomar paleo ou ceto - e, em vez disso, focar no cultivo de hábitos alimentares saudáveis mas sustentáveis. Essa é a área em que o Firth também deseja ver mais pesquisas para descobrir como ajudar as pessoas a fazer mudanças de estilo de vida que duram.
"É mais importante seguir uma dieta saudável do que tentar seguir uma dieta aspiracional perfeita que, no final das contas, é inviável ou ruim para você", diz ele.
***
Artigo originalmente publicado no site Mindful, livremente traduzido e adaptado pela voluntária Mariana França.