A (re)volta às atividades!
Neste final do ano de 2021 completamos 2 anos do início da pandemia da COVID-19. Dificilmente alguém poderia imaginar que passaríamos tanto tempo pensando, falando e vivenciando tudo isso… Para a grande maioria de nós a pandemia seria algo rápido, com poucas consequências ou influências nas nossas vidas.
Hoje sabemos que infelizmente ela perdura por muito mais tempo do que pensávamos. Vem trazendo consequências irreparáveis e dificilmente alguém esteja ainda ileso às repercussões dela.
Também é verdade que, desde então, foram enormes os esforços e conquistas na luta contra a pandemia e, apesar do cenário ainda nada agradável, muitos locais determinaram que chegou a hora de retomarmos cada vez mais nossas atividades como antes. São muitas dúvidas, medos, incertezas e preocupações! Então escrevo algumas ideias para tentarmos começar o ano mais tranquilos e prontos para essa nova fase.
Muita coisa não está igual a antes. Compras online, reuniões a distância, mercado em casa, fake news… várias mudanças para nos adaptarmos!
Por isso é fundamental, pouco a pouco, irmos aprendendo sobre essas mudanças e como podemos tirar maior proveito delas! Elas vieram para nos ajudar a dar mais opções nesse novo mundo. As primeiras reuniões ou aulas a distância podem ter sido difíceis, mas hoje percebemos que ganhamos de várias outras formas como menor tempo no trânsito e maior privacidade e comodidade na própria casa, por exemplo.
Sentir-se inseguro, preocupado, ou com medo neste período de retomada é muito comum!! Uma forma de diminuir esses sentimentos é mantendo-se informado por fontes confiáveis (oficiais, governamentais e de autoridades competentes), onde é possível acompanhar a evolução da pandemia, bem como medidas para se proteger dela. Evite envolver-se em opiniões e notícias que circulam em mídias sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. Muitas vezes se tratam de fake news, elaboradas para confundir o público em prol de um interesse particular.
Procure vacinar-se o quanto antes! As vacinas salvam vidas há anos! Então informe-se para saber onde e quando poderá aplicar as doses da vacina contra a COVID-19, assim como doses de reforço entre outras vacinas extremamente importantes, como a vacina da gripe. Aproveite e confira sua carteira vacinal para colocá-la em dia e ficar ainda mais protegido!
E por fim, mas não menos importante, continue com as medidas de higiene tão faladas durante a pandemia: lave as mãos regularmente, use máscara corretamente, aplique álcool em gel nas mãos e evite aglomerações desnecessárias. Essas ações diminuem o risco de adoecimento e de transmissão da COVID-19 e de diversas outras doenças!!
Um excelente ano a todos, com muita alegria, felicidade e crescimento, ou seja, um 2022 cheio de SAÚDE MENTAL!
***
Dr Ricardo Jonathan Feldman
Psiquiatra no Centro Feldman de Saúde, fundada em 2012, no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), no Residencial Israelita Albert Einstein e professor na Pós-Graduação de Psiquiatria do HIAE, atua no diagnóstico, tratamento e ensino dos diversos transtornos psiquiátricos, focando na melhora da qualidade de vida, da sensação de bem-estar e do equilíbrio físico, mental, social e espiritual.
Nosso desejo sexual pode variar ao longo da vida e isso não é um problema. Dependendo da nossa rotina, da nossa saúde física e mental, da nossa idade, da nossa sensação de bem-estar, dentre outros fatores, podemos estar com maior ou menor libido, sem necessariamente ter algo de errado. Mas quando essas alterações se tornam persistentes e prejudicam a vida da pessoa, algo deve ser feito para reequilíbrio do organismo.