Cozinha Consciente: uma terapia para ansiedade

Foto: Zoe Schaeffer / Unsplash

Você já pensou que plantar pode ser uma terapia para ansiedade?

Confira o depoimento da nutri Camila Kneip (@testeiveggie) no Cozinha Consciente:

Sabe aquela frase icônica “Dê tempo ao tempo”? Eu me pego repetindo ela pra mim com certa frequência. Sou uma pessoa ansiosa e levei um TEMPO pra entender e aceitar isso. Quero tudo pra ontem, quero resolver e acelerar, quero as coisas no MEU TEMPO e não NO TEMPO DAS COISAS, e o que isso me traz? Frustrações! Eu não tenho controle sobre o tempo das coisas e quanto mais fácil eu aceitar isso melhor pra mim.

Mas o que isso tem a ver com horta?
Tudo! Cada planta tem seu tempo de germinação, crescimento e colheita, não posso plantar hoje um tomate pensando em usar ele no jantar de amanhã. E as duras penas aprendi isso.
Uma vez plantei milho, sem ter a menor ideia de como funcionava, só joguei uns grãos de milho na terra, dentro de um copinho plástico, e os danadinhos brotaram tão fofos que tive que dedicar um tempo pra eles. Repassei pra um canteiro e vi as folhas se multiplicarem e crescerem, lindas, verdes e pomposas. Peguei várias dicas de amigos e na internet e descobri que eu tinha que polinizar manualmente os pés pra que eles descem espigas. Ai quase todos os dias eu tinha um ritual de balançar as folhas e conversar com aquele mini milharal no meio do concreto de São Paulo. Eu já estava doida pra comer meu milho, mas demorou, e demorou e eu continuei lá todos os dias olhando pra ver se tinha um broto novo. Até que as espigas começaram a surgir, e eu tive que controlar minha ansiedade pra não colher cedo demais. Cada milhinho novo era uma nova alegria e um pouco mais de paciência que eu tinha que ter.
São de 4 a 6 meses depois do plantio que você consegue colher a espiga, e eu colhi mais de 30, cada uma delas com um sorriso no rosto maior que o outro. Comi quase todas sozinha e foi o melhor milho que já comi na vida, ele tinha sabor de sucesso, de falta de controle e de paciência.
Parece besteira mas a natureza me ensina sobre mim o tempo todo e nas pequenas coisas. Minha dica, é ansioso? Vai plantar!

Camila Kneip

Nutricionista, pós graduada em gestão pública. 10 anos de experiência em educação nutricional e advocacy no terceiro setor. Criativa e observadora, acredito nas conexões, na empatia e no amor, e numa sociedade mais sustentável e consciente.

https://www.instagram.com/testeiveggie/
Anterior
Anterior

Post em Branco | Nova parceria

Próximo
Próximo

Estar na Pele do Flávio: página 03