Estars no Trabalho no Business Design for Change - Sense Lab
No final de 2019, um dos apoiadores do Bem do Estar - antes mesmo dele existir, o Sense Lab nos convidou para realizarmos o encerramento do curso Business Design for Change, que possui a proposta de apresentar uma nova geração de negócios que alia sustentabilidade financeira e impacto social ou ambiental positivo - organizações que estão buscando soluções para os principais desafios coletivos da atualidade. Além disso, os participantes são conduzidos por um processo de vivências, troca de experiências e cocriação, colocando a mão na massa para descobrir o seu papel na construção do mundo que queremos.
O objetivo que chegamos para o encerramento do curso foi de proporcionar atividades que ajudem o participante a organizar as ideias e emoções que surgem ao longo do curso. Com apoio de exercícios práticos, reflexões e trocas, os participantes são estimulados a responderem de forma genuína a pergunta: como construir uma vida com mais felicidade, significado e prazer?
Para atingir esse objetivo, adaptamos o projeto: “Jornada do Estar” para uma “Pocket Jornada do Estar”, com duração de 3h00, onde foram aplicadas práticas da Psicologia Positiva (ciência amplamente estudada na Universidade de Harvard, Pennsylvania e Yale), exercícios do "Design de Vida" (desenvolvido pela Universidade de Stanford nos EUA), atividades de consciência corporal como meditação guiada. A metodologia adotada busca trabalhar os valores do Bem do Estar: Manifeste sua Consciência; Escute com atenção e fale com sinceridade; Colabore e engaje-se; Cultive a Empatia; Pratique Gratidão e Celebre.
***
Sobre o Programa Estars no Trabalho
O Programa Estars no Trabalho é direcionado a empresas e organizações que visam o bem-estar mental de seus colaboradores. A Metodologia do Estar busca despertar competências socioemocionais, colocando em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável e trabalhar a coletividade (senso de coletivo - cooperação e co-criação), reduzindo conflitos, desgastes emocionais. As atividades são norteadas em experiências e as metodologias e formato diferem por adequações em relação ao local de aplicabilidade e tempo de duração disponível.
Nunca na história das organizações, vimos o movimento tão crescente por oferecer a possibilidade de experienciar níveis de bem-estar e felicidade no trabalho. Mas como implementar Felicidade no Trabalho?