Quando a gente vai do luto ao “eu que lute”
Perguntei a uma pessoa próxima a mim o que gostaria de ler sobre o luto, ela me disse: “Quando eu penso em luto, eu penso na vida.”
Relações desgastadas pelo convívio intenso
Se juntarmos ao stress próprio da pandemia, a impossibilidade de termos nossos prazeres diários mais simples satisfeitos e acrescentarmos a intensidade de relacionamento ao que fomos expostos, não seria possível ter outro resultado além de conflitos extras.
Por que estamos tão cansados?
A estafa mental é algo que surge sem percebermos, aos poucos acaba causando um estrago muitas vezes maior do que o desgaste físico após uma série de exercícios e atividades musculares.
Produtividade 100 % todos os dias é possível?
Ser produtivo é uma competência extremamente valorizada na nossa sociedade moderna e capitalista.
Cuidado com as feridas emocionais deixadas pela pandemia
O ano de 2020 foi sem dúvida traumático para muitas pessoas. Mas o que queremos dizer exatamente com a palavra trauma?
4 passos para lidar com abuso verbal
O abuso verbal é uma maneira de ferir outros, consiste no uso de palavras ou até mesmo do silêncio.
Ansiedade e alimentação: o que a pandemia mudou em nossas vidas
A comida nos proporciona energia, emoções positivas (ativam o sistema de recompensa, tranquilidade, alegria, prazer, relaxamento) ou negativas (culpa pelos excessos, por exemplo).
Sobre culpa, arrependimentos e a máquina do tempo mental
Ao mesmo tempo que somos seres criativos, somos também máquinas de criação de culpa e arrependimento.
A presença que conecta
Proponho um olhar diferente hoje, em que o sentido de “estar presente” significa “gerar conexão”, consigo e com o outro.
Fotografia como meio de expressão e autoconhecimento
O autoconhecimento é a chave para abrir o caminho para as transformações e realizações em nossas vidas. Existem diversas maneiras para despertar essa jornada, uma delas é a fotografia.
Janeiro Branco
A iniciativa, ainda nova, foi criada no Brasil com o intuito de promover a importância do olhar para a saúde mental de cada um, além de possibilitar reflexões, quebrar tabus, sobre a importância do cuidado de dores psíquicas.
Encontrando a essência sem ausência
O que fazer para encontrar sua essência e conquistar uma conexão plena consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo?
Cuidando da mente pela arte
O ator de Hollywood conhecido por diversos papeis de comédia, Jim Carrey, enfrentou depressão e descobriu nas artes um apoio para ajudá-lo a se expressar e se libertar. .
Arte: Um investimento para sua saúde
A arte é uma janela entre o artista e o mundo, um ferramenta de reflexão mas será que ela contribuir positivamente para a nossa saúde? Diversos estudos mostram que participar de eventos culturais traz qualidade de vida, além de reduzir o risco para algumas doenças.
Galeria Meiuca: Sociedade de Vidro
A exposição é um convite à sociedade, para se aprofundar e expandir sua consciência sobre a saúde da mente e assim multiplicar e disseminar informações transformadoras.
Janeiro Branco no Bem do Estar
Um novo ano começa e com ele vem esperança de mudanças, novas (ou velhas) metas para cumprir e o desejo de renovação. Pensando nesse momento de renovação, um grupo de psicólogos brasileiros idealizou a campanha Janeiro Branco, o mês de conscientização da saúde mental.