Janeiro Branco no Bem do Estar
Um novo ano começa e com ele vem esperança de mudanças, novas (ou velhas) metas para cumprir e o desejo de renovação. Toda essa energia transforma janeiro no momento perfeito para nos recarregarmos e planejarmos novas atitudes e hábitos para nossa vida.
Aproveitando o momento de renovação, um grupo de psicólogos brasileiros idealizou a campanha Janeiro Branco. Inspirada no Outubro Rosa (sobre o câncer de mama), a campanha tem como objetivo a conscientização da promoção da saúde mental e o tema escolhido este ano foi “Precisamos falar sobre saúde mental”.
O Instituto Bem do Estar nasceu com o objetivo de promover a saúde da mente e com isso, colaborar para a prevenção dos transtornos relacionados à ela.
Falar mais e mais...
O nosso propósito é te desafiar a mudar o seu comportamento em relação a saúde da mente e como fazemos isso?
Acreditamos que a melhor maneira de conscientizar as pessoas é levando conteúdo informativo de boa qualidade, claro e, acima de tudo, confiável. Todo o conteúdo do Bem do Estar visa trazer ideias, provocações e ferramentas de como cuidar da saúde da sua mente. Em nosso site e redes sociais, é possível encontrar artigos institucionais e de colunistas especialistas voluntários de diversas áreas de atuação, conteúdos de parceiros e meios de comunicação nacionais e internacionais, além de artigos científicos de faculdades renomadas no mundo.
Estar na Pele
Pensando em tornar os nossos conteúdos mais empáticos e humanos, idealizamos o projeto editorial “Estar na Pele” que trará experiências reais de pessoas que passam ou já passaram por desafios relacionados à saúde da mente.
Arte em prol da saúde da mente
Para fechar o Janeiro Branco aqui no Bem do Estar, vamos celebrar a saúde da mente em forma de arte, com a exposição “Sociedade de Vidro” em parceria com a Meiuca.org. (em breve mais informações sobre a Galeria Meiuca).
Falar sobre saúde da mente, independente do formato escolhido, é o primeiro passo para acabar com o estigma e preconceito que envolvem as questões relacionadas à mente. Precisamos falar sobre nossas emoções e, principalmente, cuidar delas, sem julgar ou permitir que alguém ou “alguéns” comandem elas. Só nós temos o controle sobre elas, por isso, permita-se conhecer a sí mesmo, olhe para dentro e conheça suas emoções, sentimentos e pensamentos. Saia do piloto automático e aproveite o presente.
Voltando as metas de Ano Novo, que tal incluir autocuidado entre elas? O autoconhecimento é a principal chave para um cuidado de qualidade e para que possamos atingir nossos objetivos pessoais e coletivos. Pense nisso!