Cozinha Consciente: alho poró e seus benefícios para o cérebro
Você gosta de alho poró? Você sabia que dá pra replantar aquele alho poró que você compra no supermercado?
⠀
Sim, e é bem fácil! A nutri Camila Kneip (@testeiveggie) explica tudinho, passo a passo. Confira:
⠀
Basta colocar o talo, aquela parte final arredondada, num copo com água. Use alguns palitos de dente para que ele não fique totalmente submerso na água.
⠀
Troque a água diariamente para não juntar mosquinhas.
⠀
Quando começar a nascer “cabelinhos” já está na hora de transferir sua plantinha pra terra. O ideal é um vaso ou canteiro de 15 a 20cm, de largura e profundidade, para ele crescer saudável e espaçoso!
⠀
Deve levar uns 120 a 140 dias para você poder colher seu alho poró!
⠀
Atenção! Ele gosta de clima mais ameno, portanto, se plantar no verão, certifique-se de manter a terra úmida, mas não encharcada. Deixe num local que bata sol umas 3 horas por dia.
⠀
Por que incluir no cardápio?
O alho poró possui polifenóis, um antioxidante que protege o cérebro, inibindo os danos dos radicais livres.
⠀
Ele é um ingrediente muito utilizado na alta gastronomia para fundos e caldos e também no preparo de muitos pratos. Minha sugestão? Um belo risoto de alho poró!
⠀
Gostou da dica? Não perca! Todo sábado abrimos nossa Cozinha Consciente repleta de dicas para você cuidar da sua saúde integral.
***
Camila Kneip
Nutricionista, pós graduada em gestão pública. 10 anos de experiência em educação nutricional e advocacy no terceiro setor. Criativa e observadora, acredito nas conexões, na empatia e no amor, e numa sociedade mais sustentável e consciente.
⠀
Uma dieta equilibrada pode ajudar a minimizar os principais sintomas comuns e promover uma experiência mais suave no uso de antidepressivos.