Você conhece os cinco sinais do sofrimento emocional?
Infelizmente, o sofrimento emocional é muito mais comum do que se imagina. Quantos amigos, vizinhos, colegas de trabalho e até mesmo membros da família sofrem emocionalmente e não reconhecem os sintomas e, pior, nem pedem ajuda.
Conheça os 5 sinais que a pessoa que está sofrendo emocionalmente e precisando de ajuda apresenta.
Mudanças de personalidade
Você pode perceber repentinas ou graduais mudanças na forma com que alguém normalmente se comporta. Pessoas nesta situação podem agir de formas que não condizem com seus valores, ou ela pode simplesmente parecer diferente.
Irritado, ansioso, agitado ou com mudanças de humor fora do comum
Você pode perceber que a pessoa tem problemas mais frequentes em controlar seu humor, sofre de irritação e não consegue se acalmar. Pessoas em situações mais extremas podem não conseguir dormir ou explodir de raiva com um problema pequeno.
Ausência ou isolamento de outras pessoas
Alguém que costumava ser sociável pode começar a se afastar da família e amigos e deixar de participar de atividades que davam prazer. Em casos mais severos, a pessoa pode deixar de comparecer à escola ou ao trabalho. Não confunda com o comportamento de alguém introvertido, este sinal é notado por uma mudança na sociabilidade típica da pessoa, como quando alguém se ausenta do apoio social que geralmente está disponível.
Negligenciar o autocuidado ou se envolver em comportamentos de risco
Você pode notar uma mudança no nível de cuidados pessoais da pessoa ou um ato de mau julgamento. Por exemplo, alguém pode deixar a higiene pessoal se deteriorar, ou a pessoa pode começar a abusar do álcool ou de substâncias ilícitas ou a se envolver em outro comportamento autodestrutivo que pode afastar amigos, empregadores ou entes queridos.
Dominado pela desesperança e oprimido pelas circunstâncias
Você notou alguém que costumava ser otimista e agora não consegue encontrar nada para ter esperança? Esta pessoa pode estar sofrendo de tristeza extrema e prolongada, depressão ou sentimentos de inutilidade ou culpa. Pessoas nessa situação podem dizer que o mundo estaria melhor sem eles, sugerindo pensamentos suicidas.
ALGUÉM EM SUA VIDA ESTÁ SOFRENDO EMOCIONALMENTE, E AGORA?
Conecte-se com ela, estenda a mão, inspire esperança e ofereça ajuda. Demonstre compaixão, carinho e boa vontade de encontrar uma solução quando a pessoa pode não ter a vontade ou motivação para se ajudar. Existem muitos recursos disponíveis em nossas comunidades. Pode levar mais de uma tentativa e você pode precisar contatar outros que compartilham da mesma preocupação com a pessoa que está sofrendo.
Se todos forem mais abertos e honestos sobre nossa saúde da mente e bem-estar, podemos prevenir o sofrimento emocional, e quem precisa receberá o apoio necessário.
Saiba mais sobre a parceria internacional do Bem do Estar com a campanha Change Direction.
Nosso desejo sexual pode variar ao longo da vida e isso não é um problema. Dependendo da nossa rotina, da nossa saúde física e mental, da nossa idade, da nossa sensação de bem-estar, dentre outros fatores, podemos estar com maior ou menor libido, sem necessariamente ter algo de errado. Mas quando essas alterações se tornam persistentes e prejudicam a vida da pessoa, algo deve ser feito para reequilíbrio do organismo.