5 maneiras de aplicar os efeitos positivos da natureza em nossa vida

1. Ande mais

Sabemos que caminhar é bom para o coração, os músculos e para a taxa geral de metabolismo. E agora os cientistas provaram que caminhar no ambiente natural também melhora nossa saúde emocional.

Um estudo conduzido e publicado pela Stanford University - Califórnia revelou que os participantes que caminharam em parques verdes mostraram maior atenção e foco, mais do que participantes que caminharam em ambientes urbanos fechados ou em uma esteira (Bratman, Daily, Levy, & Gross, 2015).

Não apenas isso, mas o primeiro grupo também demonstrou menos envolvimento com pensamentos negativos e se sentiu mais confiante sobre si mesmo do que o outro grupo.

2. Mantenha um diário da natureza

Um diário da natureza é uma forma criativa e única de absorver as vibrações positivas da natureza em nossa vida cotidiana. Muitas pessoas que encorajam esse hábito expressam sentimentos de paz interior e alegria. Em um diário da natureza, podemos coletar e anotar tudo sobre nossos encontros com o mundo exterior.

Por exemplo, depois de uma caminhada pela praia em uma noite nublada, podemos esboçar algumas nuvens no diário ou desenhar o mar e escrever como nos sentimos quando estávamos caminhando pela costa arejada. Muitas pessoas colecionam pequenas coisas como pedras, flores, penas ou folhas e as colam no diário da natureza com seus pensamentos despejados nele.

Uma ótima maneira de passar algum "tempo para mim" de qualidade, o diário da natureza inevitavelmente traz uma parte da natureza em nossas vidas normais.

3. Passe algumas horas de trabalho fora

A maioria dos profissionais ativos hoje tem a flexibilidade de acessar as tarefas diárias externas (graças à tecnologia). Podemos optar por passar uma parte do nosso dia de trabalho fora para evitar a monotonia do cubículo e o mesmo antigo escritório.

Pode ser uma conferência no jardim ou almoço no parque local, qualquer coisa que possa logicamente juntá-lo com a natureza. Passar algum tempo ao ar livre sozinho ou com colegas de trabalho dá um impulso instantâneo de frescor à mente, reduzindo assim o estresse e a frustração que vêm de trabalhar sem emoção por horas seguidas.

Cassidy Phillips / Unsplash

 4. Plante em casa

O cultivo de plantas em casa não apenas adiciona beleza estética ao seu espaço, mas também contribui para purificar o ar que você respira.

Ter plantas em casa equilibra e acalma o ambiente doméstico e ajuda na respiração e na respiração. Estudos comprovaram que plantas de interior ou um jardim são benéficos para a saúde mental das pessoas que ali vivem. Eles ajudam a melhorar a consciência sensorial, as funções cognitivas e aumentam o foco (Orwell, Wood, Tarran, Torpy e Burchett, 2004).

As plantas de interior nos reconectam com a natureza, agradam nossos sentidos e trazem uma sensação de serenidade quando ficamos perto delas.

5. Equilibre a dieta com mais elementos naturais

A dieta é, sem dúvida, uma ótima maneira de estabelecer uma forte conexão com a Mãe Natureza. Ao consumir mais proteínas, vitaminas e minerais de origem vegetal, podemos ajudar nosso corpo a manter seu estado ideal de funcionamento e nível de homeostase.

Pesquisas em saúde provaram que o consumo de proteína vegetal está correlacionado a taxas de mortalidade mais baixas, em oposição às proteínas de origem animal (Song et al., 2016). Afinal, não é má ideia substituir a carne por vegetais e grãos - se isso nos trouxer boa saúde e vida longa!


***

Artigo originalmente publicado no site Positive Psychology livremente traduzido e adaptado pela equipe do Bem do Estar.


Instituto Bem do Estar

Queremos gerar conhecimento aplicável sobre a saúde da mente


https://www.bemdoestar.org/
Anterior
Anterior

Como ser vulnerável na vida e na terapia

Próximo
Próximo

Ecos do Estar: Arte da paz, por Paula Neves