Como encontrar significado em seu trabalho
Segundo a professora e pesquisadora de Yale, Amy Wrzesniewski, Ph.D., as pessoas têm uma de três visões para com o seu trabalho:
As pessoas com um emprego veem o trabalho como uma tarefa e o salário como recompensa. Eles trabalham porque precisam.
Pessoas com uma carreira gostam do conceito de crescer e ter sucesso.
Pessoas com um chamado acham seu trabalho gratificante e significativo. Eles sentem que seu trabalho aproveita seus pontos fortes e contribui para o bem maior.
Não surpreende que as pessoas com um chamado achem seu trabalho mais gratificante e trabalhem mais e mais por causa disso. Como resultado, essas pessoas geralmente têm mais chances de chegar à frente.
Aqueles que não têm um “chamado” não precisam se desesperar. A descoberta mais interessante de Wrzesniewski não é que as pessoas se relacionam com seu trabalho de uma dessas três maneiras, mas que a visão de uma pessoa com seu trabalho não depende, necessariamente, do tipo de trabalho que realiza. Por exemplo, existem médicos que veem seu trabalho como um trabalho e guardiões que veem seu trabalho como um chamado. De fato, em um estudo de 24 assistentes administrativos, cada visão foi representada em terços quase iguais, mesmo que a descrição do trabalho, o salário e o nível de educação de cada pessoa sejam aproximadamente idênticos.
No meu trabalho de consultoria com empresas, incentivo os funcionários a reescrever suas descrições de cargo para serem mais focados nos chamados. Peço-lhes que pensem em como as mesmas tarefas podem ser escritas de maneira a atrair outras pessoas a se candidatarem ao trabalho. O objetivo não é deturpar o trabalho que realizam, mas destacar o significado que pode ser derivado dele.
Em seguida, peço aos funcionários que pensem em seus próprios objetivos pessoais na vida. Como as tarefas atuais do trabalho podem ser conectadas ao seu objetivo maior?
Quanto mais pudermos alinhar nossas tarefas diárias com nossas visões pessoais, maior a probabilidade de vermos nosso trabalho como um chamado.
Você também pode tentar este exercício rápido para encontrar uma pequena dose de significado em seu trabalho:
Em um pedaço de papel, escreva uma tarefa de trabalho obrigatória que você acha desprovida de significado - talvez algo que você teme fazer.
Pergunte a si mesmo qual é o objetivo da tarefa e depois anote a resposta.
Se essa resposta ainda parecer desprovida de significado, pergunte-se a que resultado esse resultado leva. Anote essa resposta.
Continue esse processo até encontrar um resultado significativo.
Shawn Achor é um autor, pesquisador e palestrante da felicidade. Este artigo foi publicado originalmente em Recruiter.com
***
Artigo originalmente publicado no LinkedIn de Shawn Achor livremente traduzido e adaptado por Mariana França.