Eu não gosto de meditar. Aqui está o porquê o faço de qualquer maneira

Eu não gosto de meditar. Mas quando faço isso regularmente, a vida é melhor. O estresse é menor. Minha saúde melhora. Os problemas parecem menores. Eu pareço maior.

Foto: madison lavern / Unsplash

Foto: madison lavern / Unsplash

Por mais que eu relute em admitir, não sou fã de meditação. Isso não é natural para mim, apesar dos meus 36 anos de estudo em artes marciais e interesse em auto-aperfeiçoamento, dicas de saúde e autocuidado em geral.

Sei que isso “fala” mal de mim como pessoa, como as minhas opiniões sobre aikido, música jazz, torta de abóbora e "A Prairie Home Companion" (programa da tv americana). O fato de eu não gostar deles não significa que eles são ruins, isso significa que não sou tão bom quanto poderia ser.

Pior ainda, quando medito regularmente, acho que minha vida é melhor. O estresse é menor, minha saúde melhora. Posso me concentrar mais no meu trabalho e tenho menos probabilidade de dizer coisas que lamento aos meus amigos, colegas e entes queridos. Os problemas parecem menores. Eu pareço maior.

E eu não estou sozinho. Nas últimas décadas, uma série de pesquisas apoiou a conclusão de que a meditação é boa para nós e que todos devemos meditar alguns minutos por dia.

  • A meditação foi ligada novamente e novamente (e novamente) a redução do estresse, com todos os benefícios físicos, sociais e emocionais que isso proporciona.

  • Vários estudos descobriram que a meditação pode reduzir sentimentos de depressão e fonte de ansiedade.

  • Em 2003, os pesquisadores descobriram que a meditação regular ajudou a aumentar a função imunológica.

  • A meditação pode ajudar a controlar a dor, de acordo com vários estudos, incluindo estes em 2016 e 2017.

E isto tudo, é apenas a ponta desse iceberg em particular.

Conclusão: a meditação é boa para mim e para você, não importa o quanto não desejemos fazer isso. É como comer uma refeição vegetariana uma ou duas vezes por semana.

Então, de um “meditador” resistente, mas aprendendo, eis o que aprendi sobre meditação e como fazer parte da melhoria de sua vida.

Você não precisa apenas ficar sentado

Os não praticantes às vezes imaginam que a meditação é chata - e talvez, se não for feita de uma certa maneira, pode ser. Mas há mais de um tipo de meditação disponível, para que você possa encontrar facilmente uma que mais lhe convém. Aqui estão apenas algumas alternativas:

A meditação andando acalma sua mente quando você se concentra em seus passos e movimento de dar passos (em vez de, digamos, se concentrar em sua respiração). Andar em um labirinto é uma prática secular de contemplação comum entre muitas fés espirituais, incluindo o catolicismo.

Kata é a prática formal de artes marciais, incluindo o tai chi. Os movimentos dessa prática são tão complexos que se torna impossível pensar em outras coisas, permitindo um profundo foco meditativo.

Ouvir atentamente a música, especialmente música sem letra, produz os mesmos impactos da meditação, permitindo que você seja transportado pelos sons, longe de pensamentos dispersos e estranhos.

A meditação diária das tarefas é onde você realiza o processo de uma tarefa - como lavar a louça, cozinhar uma refeição ou se vestir - e se concentrar nela da maneira que um mestre de kung fu pode se concentrar em suas formas.

Estes são apenas alguns exemplos. Outras opções para meditação incluem meditação de bondade, relaxamento guiado, meditação respiratória, meditação zazen sentada, meditação da consciência, Kundalini, pranayama…

A questão é que existe um tipo de meditação que funciona bem com suas necessidades, gostos e perspectivas gerais. É apenas uma questão de encontrar a combinação certa.

Seu cérebro pode tentar te enganar

Meditar é supostamente um acalmador da mente, onde você pensa em nada em particular (ou em nada além das ações da meditação) para permitir que esse ruído de fundo seja filtrado e deixe você descansar. É por isso que o exercício pode ser meditativo: em um determinado momento, você só pode pensar no exercício.

Mas ao longo do caminho, ao longo de cada sessão de meditação, seus pensamentos continuarão se aproximando e tentando distraí-lo. Isso acontece o tempo todo no começo, mas aqui está um segredo: isso acontece o tempo todo também com os mestres.

O truque da meditação não é eliminar totalmente esses pensamentos perdidos e, sim, deixá-los passar por sua mente, sem você agarrá-los.

Nos primeiros estágios do aprendizado, você falha muitas vezes. Você meditará por um tempo e de repente perceberá que parou em algum lugar ao longo do caminho para pensar em sua lista de tarefas e no que fará para o jantar naquela noite.

Eventualmente, isso acontecerá cada vez menos, e você começará a se distrair ficando frustrado com a intromissão dos pensamentos. Você será capaz de deixá-los passar por você sem se enraizar, para poder continuar sua meditação pelo tempo que desejar.

Falando em "contanto que você deseja ...."

Não precisa ser por muito tempo

Sim, li as histórias sobre Gichin Funakoshi (também conhecido como o Pai do Karaté dos Dias Modernos) meditando durante um dia inteiro em pé embaixo de uma cachoeira, e sobre retiros onde as pessoas passam o fim de semana inteiro em algum tipo de transe. E, provavelmente, algumas dessas histórias são verdadeiras.

Não, eles não significam que você precisa meditar por horas para obter algo da meditação.

Os estudos que mencionei acima tiveram indivíduos meditando por menos de uma hora, na maioria dos casos menos de 15 minutos, e mesmo essas sessões resultaram em melhorias significativas na saúde física, emocional e psicológica.

Alguns dos mestres com quem conversei pessoalmente vão além, aconselhando-nos a começar com apenas um minuto de meditação por dia. Isso não será suficiente para colher benefícios enormes e duradouros, mas tem duas vantagens:

  1. Você vai conseguir. Qualquer um pode meditar por um minuto, não importa o quão ocupado ou distraído seja.

  2. Você ficará surpreso com a diferença que faz nos próximos 10 minutos da sua vida.

Pessoalmente, achei esses dois fatores combinados como um excelente motivador. Sob a poderosa motivação do sucesso imediato e sentindo o impacto a curto prazo daquele minuto, comprometi-me mais a aprender a meditar.

Você não precisa ser um certo "tipo" de pessoa para meditar

A meditação abandonou a nova era ou a reputação de 'hippie' que já teve. Qualquer um pode fazer isso. Aqui está uma lista incompleta de grupos que praticam ativamente a meditação ou incentivam seu povo a meditar regularmente:

  • atletas profissionais da NFL, NHL e UFC

  • atores como Hugh Jackman, Clint Eastwood e Arnold Schwarzenegger

  • O “SEAL Team Six” e outros ramos das forças especiais dos militares dos EUA e do mundo

  • uma lista impossivelmente longa de CEOs e empresários como Richard Branson e Elon Musk

Se Randy Couture e o cara que interpreta Wolverine medita, você também pode fazê-lo. Leva apenas um minuto - literalmente - e você pode começar hoje.

***

Artigo originalmente publicado no site Healthline livremente traduzido e adaptado por Mariana França.

Instituto Bem do Estar

Queremos gerar conhecimento aplicável sobre a saúde da mente


https://www.bemdoestar.org/
Anterior
Anterior

9 coisas positivas sobre a vida que todos deveriam se lembrar 

Próximo
Próximo

Yoga para a ansiedade e depressão