Quais são os efeitos da deficiência de Vitamina B12?
A deficiência de B12, se não for tratada, pode levar a problemas neurológicos irreversíveis.
A deficiência de vitamina B12 pode causar problemas neurológicos e psiquiátricos que “podem progredir se não forem tratados e podem levar a danos irreversíveis”, disse o Dr. Donald Hensrud, diretor do Programa de Vida Saudável da Clínica Mayo, nos Estados Unidos. Felizmente, esse problema pode ser, facilmente, revertido com pílulas de vitaminas ou injeções.
Está, naturalmente, presente em peixes, carnes, ovos e laticínios, bem como alguns cereais matinais fortificados e produtos de levedura nutricional.
Veganos que evitam produtos de origem animal podem desenvolver uma deficiência de B12 ao longo do tempo, se não tomarem um suplemento. Mas dois terços dos casos ocorrem em idosos, que são suscetíveis porque podem não absorver quantidades adequadas de B12 dos alimentos, disse o Dr. Hensrud.
A deficiência de vitamina B12 pode causar uma variedade de sintomas que incluem fadiga, fraqueza, constipação, perda de apetite e perda de peso. Outros sintomas incluem dificuldade em manter o equilíbrio, depressão, confusão, demência, falta de memória e dor na boca ou língua.
A deficiência de B12 também pode resultar em uma forma de anemia, chamada anemia megaloblástica, que também pode resultar de uma deficiência de ácido fólico, outra vitamina B. Se a anemia for detectada nos exames de sangue, os níveis de ambas as vitaminas devem ser verificados.
Os sintomas neurológicos podem, no entanto, ocorrer na ausência de anemia. O tratamento precoce é fundamental para evitar danos potencialmente irreversíveis.
Os adultos mais velhos são suscetíveis à deficiência de vitamina B12, pois podem ter diminuição da secreção de ácido clorídrico no estômago, o que dificulta a absorção de vitamina B12.
Também são vulneráveis à deficiência de B12 aqueles com distúrbios gastrointestinais, como doença celíaca ou doença de Crohn; aqueles que tiveram perda de peso ou outra cirurgia gastrointestinal; e aqueles que usam certos medicamentos de refluxo ácido ou o metformina de medicamentos para o diabetes. Indivíduos com anemia perniciosa, que afeta até 2% dos idosos, também são suscetíveis.
***
Artigo originalmente publicado no site do New York Times, livremente traduzido e adaptado por Jessica Liu.