Ansiedade: o que fazer quando se sentir assim?
Viver com ansiedade pode ser muito difícil, mas há passos que você pode dar para se ajudar. Este artigo tem algumas sugestões para você considerar:
Converse com alguém em quem você confia
Conversar com alguém em quem você confia sobre o que o deixa ansioso pode ser um alívio. Pode ser que ter alguém para ouvi-lo e mostrar que ele se importa, ajude por si só.
Tente gerenciar suas preocupações
Pode ser muito difícil parar de se preocupar quando você tem ansiedade. Você pode ter preocupações que você não pode controlar. Ou você pode sentir que precisa continuar se preocupando porque pode ser útil - ou que coisas ruins podem vir a acontecer, se você parar.
Pode ser útil, tentar diferentes maneiras de lidar com essas preocupações. Por exemplo, você poderia:
Reservar um tempo específico para se concentrar em suas preocupações - para que você possa se assegurar de que não se esqueceu de pensar nelas. Algumas pessoas sentem que ajuda definir um momento para isso.
Anote suas preocupações e mantenha-as em um lugar específico - por exemplo, você pode escrevê-las em um caderno ou em pedaços de papel que você coloca em um envelope ou frasco.
Cuide da sua saúde física
Tente dormir o suficiente. O sono pode lhe dar energia para lidar com sentimentos e experiências difíceis.
Pense na sua dieta. Comer regularmente e manter seu nível de açúcar no sangue estável pode fazer a diferença no seu humor e níveis de energia.
Tente fazer alguma atividade física. Exercício pode ser realmente útil para o seu bem-estar mental.
Pratique exercícios de respiração
Exercícios de respiração podem ajudá-lo a lidar e se sentir mais no controle.
Mantenha um diário
Pode ser útil anotar o que acontece quando você fica ansioso ou tem um ataque de pânico. Isso pode ajudá-lo a identificar padrões no que desencadeia essas sensações para você ou perceber sinais iniciais de que eles estão prestes a acontecer.
Você também pode anotar o que está indo bem. Viver com ansiedade pode significar que você pensa muito sobre coisas que o preocupam ou são difíceis de fazer. É importante ser gentil consigo mesmo e perceber as coisas boas também.
Procure um grupo de apoio
O grupo de apoio reúne pessoas que tiveram experiências semelhantes para apoiar umas às outras. Muitas pessoas acham que isso as ajudam a compartilhar idéias sobre como ficar bem, se conectar com os outros e se sentir menos sozinho.
Terapias complementares e alternativas
Yoga, meditação, aromaterapia, massagem, reflexologia, tratamentos com ervas, florais e hipnoterapia são tipos de terapia complementar que você pode tentar, e ver se elas funcionam para você. Algumas pessoas acham que um ou mais desses métodos podem ajudá-los a relaxar ou dormir melhor.
***
Artigo originalmente publicado no site da organização Mind UK, livremente traduzido e adaptado por Mariana França.