Qual é a melhor dieta para a saúde da mente?

Novas pesquisas estão explorando a conexão entre os alimentos que ingerimos e nossos sentimentos de depressão, ansiedade e felicidade.

Foto: Mae Mu / Unsplash

Foto: Mae Mu / Unsplash

Você deveria comer uma maçã ou um pacote de Oreo? Ir ao McDonald's ou ao restaurante vegetariano na esquina?

Quando fazemos essas escolhas alimentares diárias, muitos de nós pensamos primeiro em nossa saúde e aparência física. Mas há outro fator que devemos considerar na escolha de alimentos: o impacto na saúde da mente.

Um crescente corpo de pesquisa está descobrindo que os alimentos não afetam apenas nossa cintura, mas também nossos humores, emoções e até condições de longo prazo, como a depressão. O que faz sentido, afinal. Nossos cérebros são entidades físicas, funcionando com a energia que colocamos em nossos corpos, afetada por mudanças em nossos hormônios, níveis de açúcar no sangue e muitos outros processos biológicos.

Dietas integrais com frutas, vegetais e proteínas não processadas podem elevar nosso humor e nos proteger da depressão. 

Embora existam muitas perguntas não respondidas, a pesquisa até o momento pode nos dar algumas orientações referente a “quando estamos procurando um lanche da tarde”. O que sabemos até agora pode ser resumido, mais ou menos, nisto: Dietas integrais carregadas em frutas, vegetais e proteínas não processadas podem elevar nosso humor e nos proteger da depressão, enquanto muito junk food e açúcar podem colocar nossa saúde mental em risco.

Um terço dos adultos nos Estados Unidos come fast-food pelo menos um dia na semana. Muitos de nós vemos batatas fritas e bolo de chocolate como guloseimas para nos animar quando nos sentimos tristes. Mas talvez nossa perspectiva sobre comida precise de uma atualização. Com algumas mudanças simples na dieta, você poderá melhorar sua mente e seu humor.

***

Artigo originalmente publicado no site da organização Mindful livremente traduzido e adaptado por Mariana França.

Instituto Bem do Estar

Queremos gerar conhecimento aplicável sobre a saúde da mente


https://www.bemdoestar.org/
Anterior
Anterior

Enfim sós!

Próximo
Próximo

O que fazer (e não fazer) quando as crianças estão ansiosas