Em tempos de pandemia: o Pacto Social do Bem do Estar

Toda crise é uma oportunidade 

Estamos vivendo um dos momentos mais desafiadores da história humana, por isso, temos que nos unir, mesmo que a distância, e aprender a reaprender. Todos fomos convocados a colaborar e atuar de forma tranquila, com os pés no chão e responsabilidade, sem transmitir pânico e colocar esta pandemia como o grande risco da humanidade. 

Foto: Jill Heyer | Unsplash

Foto: Jill Heyer | Unsplash

Em um cenário de incertezas, medo e alteração substancial da nossa rotina diária, estamos sendo submetidos a uma dose de estresse e ansiedade extras. Dessa forma, desencadeamos uma avalanche de emoções, com as quais muitas vezes, não sabemos lidar. A tecnologia e a medicina alertam sobre quanto o pânico e o estresse podem contribuir para o surgimento de inúmeras doenças, entre elas o transtorno mental. Hoje, no mundo, temos 322 milhões de pessoas que sofrem de depressão e 2.5 bilhões com ansiedade, esses números poderão aumentar exponencialmente se não começarmos a nos cuidar e, principalmente, a pensar e falar sobre saúde mental.

Agora é hora de procurar o sentido da máxima “tudo tem o  lado bom” ou “toda crise é uma oportunidade” e nos agarrar a possibilidades de mudanças urgentes de comportamento, como: resgate de valores essenciais para a convivência contemporânea; mudanças em relação ao consumo desenfreado,  ao uso indiscriminado dos nossos recursos naturais - ouvindo os gritos da natureza e aos hábitos saudáveis, principalmente, no que tange aos de higiene. Porém, nada disso será possível se não olharmos para dois pontos fundamentais e que somente dependem de nós mesmos! E, quais são eles? 


Autoconhecimento | Temos a oportunidade de desacelerar e olhar a nossa vida com mais tempo e mais compaixão. Aproveite a quarentena para se conhecer, se descobrir, se valorizar. Seu futuro irá te agradecer!


Resgate de valores  - Solidariedade, Empatia, e Responsabilidade individual com o coletivo | Nós não somos uma ilha, por isso, o momento não é sobre proteger a si mesmo, e sim sobre contribuir com a sociedade como um todo, em especial com grupo de risco. É hora de pensar nos outros de fato e reconhecer a necessidade do outro em sua vida e na do planeta. Esperamos que esta pandemia nos ajude a perceber o grave perigo que representa a desunião global.


Então, se falar sobre saúde da mente já era essencial, durante e após uma pandemia fica inadiável!


Vamos ter que nos adaptar a uma nova realidade, o mundo não será o mesmo durante e após o COVID19, afinal é o maior desafio global desde a Segunda Guerra Mundial. É um momento de renovar os pactos, com nós mesmos, com o próximo, com a economia e com a sociedade. O Bem do Estar não deixaria de colaborar, repactuando nosso compromisso com a sociedade, de promover e prevenir a saúde da mente - afinal é inadiável. Nosso time de colaboradores, voluntários e novos e antigos parceiros estão unindo forças para intensificar: 

  • a conscientização da população sobre os cuidados para uma saúde da mente de qualidade, estimulando a busca pelo autoconhecimento e o despertar da empatia; e

  • o compartilhamento de ferramentas que contribuem com o desenvolvimento socioemocional individual e coletivo.

Juntos vamos passar por esse desafio!

#CuideBemdoSeuEstar

 

Estamos realizando uma pesquisa sobre o cenário da saúde da mente durante a pandemia do coronavírus (COVID-19). 

Gostaríamos muito de ouvir sua opinião!



Instituto Bem do Estar

Queremos gerar conhecimento aplicável sobre a saúde da mente


https://www.bemdoestar.org/
Anterior
Anterior

Yoga para a ansiedade e depressão

Próximo
Próximo

Saúde da mente x coronavírus e isolamento social