Saúde da Mente Louise Barbosa Saúde da Mente Louise Barbosa

Mãe de menina

Ser mulher é viver com o sistema alerta ligado o tempo todo. É cruel pensar que uma mulher nunca, em hipótese alguma pode descansar, relaxar, desligar o alerta e muitas nem na própria casa tem essa liberdade, onde deveria ser acolhida e protegida. Agora imagine só como é ser mãe de uma menina nesse contexto social?

Leia mais
Ser Mulher Instituto Bem do Estar Ser Mulher Instituto Bem do Estar

Ser Mulher: identidade

Com intuito de abrir espaços de conversa e reflexão sobre a mulher e as questões que envolvem sua a saúde da mente, nós do Instituto Bem do Estar escolhemos março para desenvolver a campanha “Ser Mulher”. Nesta terceira edição vamos abordar o tema IDENTIDADE.

Leia mais
Janeiro Branco João Vitor Borges Janeiro Branco João Vitor Borges

A Importância e o papel do Sexo na busca pelo equilíbrio no contexto de Saúde Mental - Parte 3

Qualquer referência a sexo, seja de qualquer forma, que não esteja associado a saúde, não contempla a realidade e a natureza humana! A prática que representa diretamente a nossa sobrevivência, não somente ligada à reprodução humana, mas também ao reconhecimento do prazer e vitalidade, faz parte do nosso funcionamento biológico, psicológico, social e individual. Apesar de todas as transformações sociais, políticas e econômicas  o sexo é inerente a qualquer cultura e crença, apesar de ainda ser muito atravessado por normas e dogmas repressores e limitantes. 

Leia mais
Janeiro Branco Crystiane Faria Feijes Janeiro Branco Crystiane Faria Feijes

Sexo e saúde da mente

Certamente a sexualidade colabora para a saúde mental, em que está relacionada à forma como o indivíduo reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.

Leia mais
Janeiro Branco Instituto Bem do Estar Janeiro Branco Instituto Bem do Estar

A sexualidade como organizador social por Laura Bing

Evidentemente que esse processo civilizatório, de organização da sexualidade, não é feito sem prejuízos. Para isso, existe uma enorme repressão da nossa economia biológica - o que na teoria freudiana é chamado de “pulsão” (e que também foi chamado de “instinto”, a depender da tradução brasileira). Ou seja, o processo civilizatório demanda a contenção da agressividade, inerente ao ser humano. Essa repressão é fonte de conflito psíquico, portanto, sofrimento e sintomas. 

Leia mais
Janeiro Branco Instituto Bem do Estar Janeiro Branco Instituto Bem do Estar

Sexualidade Integrada por Danielli Malini

Quem se atreve a descobrir ou procurar novas formas de se relacionar sexualmente com tanta repressão no campo? Já espera pelos corajosos novos rótulos prontinhos na prateleira da sociedade, para ser colado ou melhor martelado em você, até o momento no qual você se define por este rótulo, em vez de descobrir com sanidade seus desejos, vontades, sua real sexualidade, pois sexualidade não é só relação sexual, não se limita a transar e a ter ou não orgasmos. Sexualidade é muito mais do que isso.

Leia mais