Como ensinar o que é saúde da mente para os pequenos?
Como pensar em criar uma criança emocionalmente saudável se o adulto responsável não está? Sem dúvidas é uma tarefa impossível.
Estar na Pele da Letícia: Página 10
Simone de Beauvoir, lá pros seus vinte e poucos anos, conheceu Sartre. A conexão dos dois foi tão intensa e eles eram uma dupla tão feliz que ela escreveu “não me restava nada por almejar a não ser que aquele estado de triunfante felicidade continuasse eternamente”.
Saúde da mente e felicidade...
O ano começou e você, certamente, recebeu diversos votos, sendo ao menos um deles, inevitavelmente, desejos de FELICIDADE! Mas, você já se perguntou, exatamente, o que é felicidade? Como ela é construída? E qual a relação entre felicidade e saúde mental?
Estar na Pele da Adriana: Página 22
Somos seres compostos de átomos, células, órgãos, estrutura óssea, sistema nervoso, etc etc. Até aí, nada de novo …Entretanto, uma das funções que mais subestimamos é o Respirar.
Saúde Mental na visão da TCC
O que é saúde da mente? Essa é uma pergunta que talvez não seja muito fácil responder até para nós, profissionais da saúde. Vou respondê-la com base na abordagem pela qual eu me especializei, que é a Terapia Cognitivo Comportamental.
Janeiro Branco 2024 | O que é saúde mental pra você?
Vamos começar o Janeiro Branco de 2024 perguntando “O que é saúde mental pra você?”
Manifesto de Férias 2023/24 | thanks for sharing + Instituto Bem do Estar
Uma iniciativa da thanks for sharing e do Instituto Bem do Estar para jogar luz às exigências de alta de demanda do mercado, aumento da pressão de clientes e líderes empresariais sem planejamento e, consequentemente o aumento do nível de estresse e adoecimento dos profissionais nos mais diversos tipos de funções e cargos nas empresas.
Estar na Pele da Marcela: Página 09
Hoje, quero convidar você que está lendo este texto a fazer um brinde; isso mesmo, um brinde à vida. Pode ser com água, suco, um belo vinho ou algo que você goste muito. Nos últimos meses, estive afastada da escrita, porém, aprendi muitas coisas, e uma delas foi celebrar o dom da vida! Como é bom acordar de manhã com uma nova oportunidade para mudar a nossa vida.
Estar na Pele da Joice: Página 11
A minha mente não para. A minha primeira psicóloga, a qual me ajudou no começo da descoberta do Transtorno Obsessivo Compulsivo, sempre me dizia: “você tem a síndrome do pensamento acelerado”, trata-se de uma dificuldade em relaxar, acalmar e organizar a mente.
Estar na Pele da Laura: Página 02
Eu sinto que me perdi de mim e agora venho numa escalada íngreme e longa tentando me reencontrar.
Deixe as emoções saírem!
Quantas vezes você já ouviu a frase: “engole o choro”, “homem não chora” ou ainda “você já está uma mocinha e não pode chorar”? Quantas vezes somos obrigados a esconder as nossas emoções, a não falar para o outro o que estamos sentindo ou ainda fazer de conta que não estamos passando por uma situação difícil?
Estar na Pele da Adriana: Página 21
Nunca havia imaginado que a força acolhedora da coletividade pudesse proporcionar tanta cura. Corrigindo: a força acolhedora da coletividade feminina. Através de um poderoso senso de pertencimento, de compartilhar dores e desafios, de se identificar e ter empatia, o milagre surge.
Você conhece a ciência da felicidade?
Você sabia que existe uma área da ciência que estuda a felicidade? Isso mesmo! Não é sobre doenças e transtornos da mente, mas sim, como viver uma vida mais feliz, que nos permita florescer e sentir-nos plenos.
20 de Novembro - Saúde mental de Nós para Nós
O dia 20 de novembro, como o Dia Nacional da Consciência Negra em referência a morte de Zumbi dos Palmares, nasceu dos esforços de diversos movimentos pretos brasileiros representados pelo Movimento Negro Unificado (MNU) há algumas décadas atrás, a fim de reivindicar e evidenciar o reconhecimento da contribuição da população afro-brasileira na cultura e no desenvolvimento desse país.
Estar na Pele da Laura: Página 01
Mudar de país é como nascer de novo, alguns dizem. Eu não acho que seja bem isso. Mas também não sei exatamente o que acho.
Estar na Pele da Letícia: Página 09
Eu tenho um costume de enviar cartas para mim mesma. Antes, eu escrevia no papel, dobrava e escondia em algum canto. Meses ou anos se passavam, até que eu fosse me deparar com aquele bilhete destinado a uma versão minha do futuro que agora já era presente.
Estar na Pele da Adriana: Página 20
Ouvindo uma palestra gravada sobre autoconhecimento da brilhante Professora Lúcia Helena Galvão, ela diz uma frase que fica ressoando em meu coração: “Seremos estranhos para nós mesmos por quanto tempo?”
Estar na Pele do Willian Gustavo: Página 03
Ser gentil é um ato de moralidade que é direcionado mais para o contexto social, mas será que ser gentil deve ser apenas feito para os outros? Será que devemos dedicar nossos esforços apenas para outras pessoas?
Estar na Pele da Lilly: Página 05
É a primeira vez que escrevo depois de muito tempo. Bom, na verdade escrevi alguns poemas nas últimas três semanas, mas em termos de escrever para ouvir a minha própria mente é a primeira. Acho que, sem brincadeira, fiquei mais de um ano sem tocar numa folha de papel ou abrir uma página em branco no docs e agora percebi que não era pelo motivo que eu imaginava.
Que a busca pelo natural e libertação dos padrões opressores de beleza não nos distancie do belo
Mas o meu ponto aqui, e que muito me fez refletir, é a que extremo podemos incorrer na tentativa de ir no sentido oposto ao artificial e padrões de beleza opressores?